Banca de QUALIFICAÇÃO: LISSANDRO ARIELLE VALE BATISTA

DISCENTE: LISSANDRO ARIELLE VALE BATISTA
DATA: 20/05/2021
LOCAL: Plataforma do Google Meet

RELAÇÃO ENTRE EFICIÊNCIA TÉCNICA E DISCLOSURE VOLUNTÁRIO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO NORDESTE

EFICIÊNCIA TÉCNICA. DISCLOSURE VOLUNTÁRIO. UNIVERSIDADES PÚBLICAS.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Na gestão pública, à medida que a sociedade participa cada vez mais de avaliar se as ações públicas são efetivamente realizadas e se as ações públicas estão de acordo com os desejos dos cidadãos, o poder da divulgação voluntária tem se fortalecido (BAIRRAL; SILVA; ALVES, 2015). Nesse sentido, para garantir a transparência das informações do setor público, a divulgação voluntária surgiu como um mecanismo de accountability, que se caracteriza por possibilitar à sociedade o monitoramento e a participação na gestão pública por meio da accountability (OLIVEIRA; CARVALHO; CORRÊA, 2013).
Além disso, tem-se uma considerável suspeição acerca do uso eficiente de escassos recursos repassados às universidades públicas brasileiras e, sua consequente distribuição aos cursos de graduação para prestar seus serviços à sociedade. Nesse sentido, há uma necessidade em gerenciar dentro das IES os recursos financeiros, priorizando os cursos de graduação de maior excelência em detrimento daqueles que são menos eficientes, dado que ao não gerenciar os recursos financeiros de maneira eficiente isso se refletirá em indicadores de desempenho pífios por parte dos estudantes de graduação.
Pautando-se nas conjecturas descritas anteriormente acerca da eficiência dos gastos públicos nos cursos de graduação em administração em IES públicas do nordeste brasileiro, bem como dos níveis de disclosure evidenciados voluntariamente nos sítios desses mesmos cursos de graduação, pode-se enunciar o problema de pesquisa da seguinte forma: Qual a relação entre a eficiência dos gastos públicos nos cursos de graduação presencial em administração do nordeste e os níveis de disclosure voluntários nos sítios eletrônicos desses cursos?
A importância em se estudar essa temática de maneira integrada reside no fato de que se busca por meio dessa pesquisa propor aos cursos de graduação um conjunto de alternativas visando a otimização do uso dos recursos escassos destinados aos cursos e ao mesmo tempo elevar o nível de transparência das informações repassadas aos demandantes por tais cursos, com base nos sítios eletrônicos disponíveis à sociedade.

Interno - 2015250 - FABIO CHAVES NOBRE
Externo à Instituição - LUCIANO LUIZ DALAZEN - NI