Banca de DEFESA: IZABELLE RODRIGUES FERREIRA GOMES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZABELLE RODRIGUES FERREIRA GOMES
DATA : 14/07/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

CARACTERIZAÇÃO MORFOLÓGICA E MOLECULAR E ESTUDO DO EFEITO DE ÓLEOS ESSENCIAIS SOBRE O CRESCIMENTO in vitro DE Cladosporium tenuissimum.


PALAVRAS-CHAVES:

Cucumis melo L., ISSR, RAPD, cucurbitaceas.


PÁGINAS: 63
RESUMO:

Os objetivos deste estudo foram caracterizar a nível morfológico e molecular isolados de C. tenuissimum, causador da mancha marrom, verificar a sua interação com aboboreira e meloeiro, através da análise de patogenicidade, e avaliar o efeito de óleos essenciais no crescimento in vitro do patógeno. Para isso, foram coletadas folhas de abóbora e melancia, e folhas e frutos de meloeiro com lesões necróticas moderadas a severas, em regiões produtoras do Rio Grande do Norte, Brasil. Um total de doze isolados (quatro de abóbora, um de melancia e sete de melão) foram obtidos a partir de folhas e frutos sintomáticos. Os isolados foram submetidos a análises morfológicas em microscópio óptico e de varredura, extração de DNA de pelo método SDS, sequenciamento do DNA com os primers ITS e TEF1α, análise filogenética pelo método da Análise de Máxima Verossimilhança (Maximum Parsimony Analysis) e análise da diversidade genética com 19 marcadores ISSR e dez RAPD. O potencial patogênico dos isolados para abóbora e melão foi avaliado em casa-de-vegetação pela metodologia de suspensões de esporos (106 conídios/ml−1). E para avaliar o controle do crescimento in vitro de dois isolados distantes geneticamente, foram testados três óleos essenciais, canela cássia (Cinnamomum cassia), capim limão (Cymbopogon citratus) e manjericão (Ocimum basilicum), em duas contrações (0,125% e 0,5%). No estudo da diversidade genética ambos os marcadores ISSR e RAPD foram eficazes na avaliação de similaridade genética dos isolados, esses marcadores produziram polimorfismo percentual 98% e 100%, respectivamente. A análise do dendrograma em conjunto indicou a formação de oito grupos principais, onde o coeficiente de similaridade genética variou de 0,21 (CMX02 e CML10) a 0,48 (CML07 A CML08). Na avaliação in vitro, nos tratamentos com canela cassia e capim limão houve a inibição de 100% do crescimento dos isolados, apenas a concentração do óleo de manjericão a 0,125% apresentou variação na capacidade de inibição, 84% para CML06 e 78% para o isolado CML07, este, que também apresentou na análise de similaridade em conjunto a maior distância genética dos demais isolados, sugerindo que esse isolado possui genes que atuam de forma diferenciada, e que a presença da variação genética observada pode estar associada à maior incidência da doença. Este é o primeiro relato do patógeno em áreas produtoras no Rio Grande do Norte e no Brasil para Curcubitaceas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - PHELLIPPE ARTHUR SANTOS MARBACH - UFRB
Interna - ***.979.544-** - ANDREIA MITSA PAIVA NEGREIROS - UFERSA
Presidente - 1669088 - IONÁ SANTOS ARAÚJO HOLANDA
Interna - 2652583 - LINDOMAR MARIA DA SILVEIRA
Externa à Instituição - PATRÍCIA DO NASCIMENTO BORDALLO - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 07/07/2023 09:57
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01