Banca de QUALIFICAÇÃO: NUBIA MARISA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: NUBIA MARISA FERREIRA
DATA: 25/06/2020
HORA: 08:00
LOCAL: webconferência
TÍTULO:

ARTIGO I - BIOFORTIFICAÇÃO AGRONÔMICA DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTE


ARTIGO II - PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE BULBOS DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Allium cepa L., nutrição de plantas, pós-colheita, produtividade


PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

ARTIGO I - BIOFORTIFICAÇÃO AGRONÔMICA DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTES
Os micronutrientes contribuem com crescimento e desenvolvimento das culturas sendo importante em diversas funções enzimáticas e metabólicas das plantas. A cebola é responsiva a adubação com micronutrientes, e sua biofortificação agronômica irá contribuir com maior ingestão desses nutrientes na dieta, reduzindo o risco de desnutrição e doenças em humanos. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da adubação com micronutrientes no crescimento, acúmulo de nutrientes e biofortificação agronômica de cebola. O delineamento experimental foi em blocos casualizados completos com 15 tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos micronutrientes boro (B), cobre (Cu) e zinco (Zn) e duas doses (1 e 2 kg ha-1 de B e Zn; 2 e 4 kg ha-1 de Cu), aplicadas isoladas e combinadas. Foram avaliados: crescimento, massa seca das folhas e bulbos, acúmulo de micronutrientes, marcha de absorção e biofortificação agronômica de bulbos. A cebola adubada com micronutrientes respondeu diferente em função das características químicas do solo; a aplicação isolada de B favoreceu maior acúmulo de boro em cebola; a aplicação combinada de B e Zn com 4 kg há-1 de Cu contribuiu com maior crescimento das plantas e acúmulo de cobre e zinco em cebola; a cebola foi mais biofortificada em B > Zn > Cu.

ARTIGO II - PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DE BULBOS DE CEBOLA EM FUNÇÃO DA ADUBAÇÃO COM MICRONUTRIENTES
Os micronutrientes constituem diversas enzimas e proteínas importantes para manter o funcionamento celular, com isso contribuem com aumento da produtividade e qualidade das culturas. Objetivou-se avaliar a produtividade e qualidade de bulbos de cebola em função da adubação com micronutrientes. O delineamento experimental foi em blocos casualizados completos com 15 tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram constituídos pelos micronutrientes boro (B), cobre (Cu) e zinco (Zn) e duas doses (1 e 2 kg ha-1 de B e Zn; 2 e 4 kg ha-1 de Cu), aplicadas isoladas e combinadas. Foram avaliados: teores de B, Cu e Zn na folha diagnóstica, classificação, produtividade comercial, não comercial e total, sólidos solúveis (SS), açúcares solúveis totais (AST), pungência, firmeza, acidez titulável, relação SS/AT e cor. Os micronutrientes não influenciaram significativamente as classes e produtividade da cebola, porém contribuiu com o aumento de bulbos classe 4 e produtividade comercial; a aplicação isolada de B e 4 kg ha-1 de Cu combinado com B e Zn, contribuiu com aumento da qualidade dos bulbos; a influência dos micronutrientes (B, Cu e Zn) no teor nutricional, produtividade e qualidade da cebola estão diretamente relacionadas com o pH do solo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Presidente - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO
Externo à Instituição - VALDÍVIA DE FÁTIMA LIMA DE SOUSA - NI
Notícia cadastrada em: 18/06/2020 14:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01