Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCILENE DE LIMA TARTAGLIA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCILENE DE LIMA TARTAGLIA
DATA: 18/12/2018
HORA: 08:00
LOCAL: Auditório da pós-graduação em Fitotecnia
TÍTULO:

ARTIGO1: Dose econômica de nitrogênio na produtividade de cultivares de algodão colorido em região semiárida.

ARTIGO 2: Viabilidade econômica do cultivo de algodão colorido fertirrigado com doses de nitrogênio em condições semiáridas.


PALAVRAS-CHAVES:

Gossypium hirsutum L.; produtividade de fibra; semiárido; fertirrigação; gotejamento, análise econômica, adubação nitrogenada.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

ARTIGO 1: Dose econômica de nitrogênio na produtividade de cultivares de algodão colorido em região semiárida

RESUMO: O algodão colorido é de grande importância econômica e social na agricultura familiar, principalmente no Nordeste brasileiro. Nesse sentido, determinar a dose econômica de nitrogênio para o algodoeiro colorido pode aumentar a produtividade e a renda dos agricultores. Para isso, um experimento foi realizado em condição de campo, na Fazenda Experimental da UFERSA, em duas safras agrícolas, 2016 e 2017, com objetivo de determinar a dose econômica de nitrogênio para quatro cultivares de algodão colorido. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com parcelas subdivididas e quatro repetições. Na parcela principal casualizou-se cinco doses de nitrogênio (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1) e nas subparcelas, quatro cultivares de algodão colorido (BRS Safira, BRS Rubi, BRS Topázio e BRS Verde). As características avaliadas foram produtividade de algodão em caroço, produtividade de fibra de algodão, teor de nitrogênio no tecido foliar, dose técnica e dose econômica de nitrogênio. Maiores produtividades de algodão em caroço estão associadas às doses mais econômicas de 160,48; 133,5; 162,18; 134,59 e 143,12 kg ha-1 de N para as cultivares BRS Safira, Topázio 2016, Topázio 2017, Rubi e Verde, respectivamente. Para fibra de algodão, as maiores produtividades estão associadas às doses econômicas de 160,22; 135,51; 164,11; 145,82 kg ha-1 N para as cultivares BRS Safira, Topázio 2016, Topázio 2017 e Rubi, respectivamente.

ARTIGO 2: Viabilidade econômica do cultivo de algodão colorido fertirrigado com doses de nitrogênio em condições semiáridas

RESUMO: A adubação nitrogenada proporciona aumento na produtividade do algodão, mas se utilizada em excesso pode elevar os custos de produção de uma lavoura. Assim, conhecer a dose de nitrogênio que proporciona os melhores resultados econômicos no algodoeiro evita gastos desnecessário e potencializa o lucro do produtor. O objetivo do trabalho foi determinar a viabilidade econômica do algodão colorido fertirrigado com nitrogênio na região semiárida do Brasil. O Experimento foi realizado na fazenda experimental da UFERSA, em duas safras agrícolas, 2016 e 2017, onde foram conduzidos experimentos visando avaliar os custos de produção e os indicadores econômicos de cinco doses de nitrogênio (0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 de N) fertirrigado e quatro cultivares de algodão colorido (BRS Safira, BRS Rubi, BRS Topázio e BRS Verde) em condições semiáridas do nordeste brasileiro. Foram discriminados os custos de produção de um hectare de algodão colorido e depois calculado, para algodão em caroço e fibra de algodão, a renda bruta, renda líquida, taxa de retorno e índice de lucratividade. É economicamente viável a utilização das tecnologias de fertirrigação e adubação nitrogenada no cultivo do algodão colorido, pois tanto a comercialização do algodão em caroço quanto do algodão em fibra, cobrem os custos de produção. Os itens que mais oneram o custo de produção de algodão colorido, em ordem de importância, são a mão de obra e os fertilizantes. Maior renda bruta, renda líquida, taxa de retorno e índice de lucratividade são obtidas com a comercialização do algodão colorido em fibra.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1670421 - AURELIO PAES BARROS JUNIOR
Interno - 1445181 - LEILSON COSTA GRANGEIRO
Externo à Instituição - VALDIVIA DE FATIMA LIMA DE SOUSA - NENHUMA
Notícia cadastrada em: 27/11/2018 19:03
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03