Banca de DEFESA: JULIANA DE PAIVA PAMPLONA

DISCENTE: JULIANA DE PAIVA PAMPLONA
DATA: 02/03/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia

GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE Bidens subalternans DC. EM RESPOSTA A DIFERENTES FATORES AMBIENTAIS

Estresse salino. Estresse hídrico. Temperatura. Profundidade de semeadura. Efeito da luz.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Bidens subalternans DC. é uma planta daninha comum em cultivos agrícolas em todas regiões do Brasil. Seu estabelecimento nas áreas agrícolas é favorecido pela sua elevada produção de sementes e facilidade de dispersão. O conhecimento dos fatores que afetam a germinação das sementes dessa planta daninha pode contribuir para a elaboração de estratégias de manejo. Nesse sentido, esse trabalho teve como objetivo avaliar a germinação de sementes de Bidens subalternans DC. em função de diferentes temperaturas, fotoperíodos, profundidade de enterro, estresses hídricos e salinos. Os experimentos foram realizados no laboratório de análise de sementes (LAS) da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualisado (DIC), com quarto repetições. Em todos os experimentos foram calculadas a germinação diária de B. subalternans e os dados obtidos foram analisados com o uso de intervalo de confiança, a 5% de probabilidade. Os resultados mostraram taxa de germinação superior a 77 % em uma ampla faixa de temperaturas alternadas (15/20° a 35 /30° C). Porém, a germinação máxima e com maior uniformidade no tempo ocorreu a 30/25 °C e apenas 11% das sementes germinaram na temperatura de 40/35°C. Na presença de luz (luz constante e 12 horas de luz/12 horas no escuro) a germinação foi maior que 96%, e na sua ausência de luz apenas 17% das sementes germinaram. A necessidade de luz para a germinação dessas sementes foi confirmada no experimento de profundidade de enterro, em que a germinação foi maior (90%) quando as sementes foram colocadas na superfície do solo, mas diminuíram com o aumento da profundidade de semeadura. B. subalternans apresentou sensibilidade aos estresses hídricos e salinos, e teve sua germinação inibida totalmente em um potencial de -0,4 MPa e -0,5 MPa, respectivamente. As sementes de B. subalternans apresentam alta sensibilidade a temperaturas elevadas e aos estresses hídrico e salino, indicando que áreas com essas condições dificultam o seu estabelecimento. Os fatores luz e profundidade de semeadura demonstraram que o enterrio das sementes pode ser estratégia eficiente para o manejo de B. subalternans.

Externo à Instituição - ALEXANDRE BOSCO DE OLIVEIRA - UFC
Interno - 391.982.004-53 - CRISTIANE ELIZABETH COSTA DE MACEDO - UFRN