Banca de DEFESA: VITOR ABEL DA SILVA LINO

DISCENTE: VITOR ABEL DA SILVA LINO
DATA: 21/02/2018
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia - sala 03

UTILIZAÇÃO DE ÁGUAS DE ALTA CONCENTRAÇÃO DE SAIS COMO ALTERNATIVA PARA A IRRIGAÇÃO DE SORGO (Sorghum bicolor (L.) Moench) NA REGIÃO DE MOSSORÓ-RN

Água de baixa qualidade, irrigação localizada, salinidade da água de irrigação

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

A utilização de água de baixa qualidade ou com elevadas concentrações de sais vem sendo empregado como um manejo necessário para utilização de recursos escassos, como é o caso da água de boa qualidade. Mas apesar de serem potencialmente utilizadas, se faz necessário um critério e rigidez no que tange o manejo hídrico desse tipo de água. Além de ser necessária em algumas ocasiões a utilização de águas com teor de sais elevado, sob uma perspectiva do uso racional da água, mais recentemente tem se buscado atingir boas produções com a utilização de cada vez menos água, seja com a utilização de sistemas de irrigação mais eficientes, seja com irrigação deficitária, pois ao decorrer do tempo, notou-se uma utilização descontrolada e desenfreada da água, não notando que a água é um recurso natural importante que deve ser controlado e utilizado de forma consciente. A origem do sorgo está provavelmente na África, embora existam evidências que possa ter havido duas regiões de dispersão independentes: África e Índia. O sorgo é uma planta C4, de dia curto e com altas taxas fotossintéticas. A planta de sorgo tolera mais, o déficit de água e o excesso de umidade no solo, do que a maioria dos outros cereais e pode ser cultivada numa ampla faixa de condições de solo. Tem-se por objetivo deste trabalho verificar a influência exercida pela lâmina e salinidade da água de irrigação na cultura do sorgo (Sorghum bicolor (L.) Moench) no âmbito produtivo, biométrico e nutricional. O experimento foi realizado no período de março de 2016 a julho de 2016, na Fazenda Experimental Rafael Fernandes. Os tratamentos estudados foram constituídos de três fatores, concentração de sais da água de irrigação (S1, S2, S3 e S4), lâminas de irrigação (L1, L2 e L3) e cultivares de sorgo (C1, C2 e C3), arranjados em esquema fatorial 4 (S) x 3 (L) com parcelas subdivididas, ficando as cultivares nas sub-parcelas. Conclui-se com o trabalho que a salinidade da água de irrigação aumenta a concentração de sais no solo, e o aumento da lâmina de irrigação o reduz, pelo efeito de lavagem do solo. A salinidade da água de irrigação não exerceu influência sob as características biométricas, reduzindo de forma pouco significativa a altura das plantas (entre 6,75 e 8,71%). A lâmina de irrigação assim como a salinidade, não influenciou os aspectos biométricos da cultura, demonstrando que a redução em 25% da lâmina, não acarretará danos na produção. Para a concentração de nutrientes nos diferentes órgãos da planta, o estudo mostrou que a exigência de macronutrientes (NPK) está ligada a aptidão das cultivares estudadas.

Externo à Instituição - ANDREA RAQUEL FERNANDES CARLOS DA COSTA - FACENE
Presidente - 273.486.364-20 - JOSE FRANCISMAR DE MEDEIROS - UFERSA