Banca de QUALIFICAÇÃO: RICARDO ALEXANDRE MORAES DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RICARDO ALEXANDRE MORAES DA SILVA
DATA: 15/02/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia (Auditório)
TÍTULO:

I - Diversidade genéticaentre acessos de maxixe do Norte e Nordeste brasileiro


II - Avaliação de famílias de meio-irmãos de duas populações de maxixe



PALAVRAS-CHAVES:

Cucumis anguria, germoplasma, ISSR, parâmetros genéticos, REML-BLUP, ganho genético


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Artigo 1: A caracterização do germoplasma é uma atividade primordial para geração de conhecimentos sobre os materiais conservados em bancos ou coleções. Para a cultura do maxixe, existe uma grande variação para caracteres relacionados ao fruto. Os frutos podem apresentar sabor amargo e são altamente variáveis em espiculosidade e tamanho. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho foi estudar a variabilidade genética de acessos de maxixe coletados no Norte e Nordeste brasileiro por meio dos métodos de caracterização morfológicos, físico-químicos e moleculares. Foram avaliados 38 acessos e duas cultivares em um experimento conduzido em blocos casualizados com duas repetições, no município de Mossoró-RN. A caracterização morfológica e físico-químico foi realizada através de 22 descritores. A caracterização molecular se deu por meio de marcadores do tipo ISRR utilizando nove primers. As informações morfológicas e moleculares foram satisfatórias em permitir a detecção de polimorfismo entre os acessos avaliados. Observou-se reduzida concordância entre os agrupamentos produzidos por caracteres morfológicos e moleculares. A partir da variabilidade observada, pelos dois métodos, é possível dar base a programas de melhoramento que possa agregar valor a produtos originados dessa espécie.

 

Artigo 2: O maxixe (Cucumis anguria L.) é uma cucurbitácea muito comum no norte-nordeste brasileiro, mas ainda subutilizada. O presente trabalho teve o objetivo de avaliar o potencial genético de duas populações de maxixe obtidas com germoplasma provenientes de pequenas propriedades. Foram avaliadas cem famílias de meio-irmãos das populações MCE-20 (frutos com espículos) e MSE-03 (frutos sem espículos) em delineamento em blocos casualizado com três repetições para os caracteres peso médio do fruto, número de frutos por planta, diâmetros longitudinal e transversal, índice de formato e sólidos solúveis. As populações MCE-20 e MSE-03 têm potencial para programas de melhoramento visando obter plantas com frutos grandes (> 90 g) e prolíficas. A seleção indireta com base na seleção de plantas com maior número de frutos por plantas é eficiente para a seleção de famílias com frutos grandes, compridos (IF > 1,3) e plantas prolíficas.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DJANGO JESUS DANTAS - UFERSA
Externo ao Programa - 1647268 - ELIZANGELA CABRAL DOS SANTOS
Presidente - 1344385 - GLAUBER HENRIQUE DE SOUSA NUNES
Notícia cadastrada em: 13/02/2017 14:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa02.ufersa.edu.br.sigaa02