Banca de DEFESA: LAILA MIRELLE DIOGENES MANICOBA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAILA MIRELLE DIOGENES MANICOBA
DATA : 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/rcs-fxon-ktm
TÍTULO:

CAPACIDADE ABSORTIVA E A PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM UMA IFES: um estudo nos programas de iniciação científica e tecnológica.


PALAVRAS-CHAVES:

conhecimento; capacidade absortiva; pesquisas científicas e tecnológicas.


PÁGINAS: 126
RESUMO:

O conhecimento, na era contemporânea, tem sido considerado um recurso de grande importância para a melhoria do desempenho das organizações e para o desenvolvimento de inovações em processos, produtos e serviços. A sociologia da ciência propõe que compete à comunidade científica a produção e propagação do conhecimento, sendo desenvolvida, quase em sua totalidade, no âmbito do ensino superior. Deste modo, partindo do pressuposto que a aquisição, assimilação, transformação e exploração do conhecimento são fatores intrínsecos no campo educacional, esta pesquisa objetivou analisar o uso da capacidade absortiva (ACAP) no desenvolvimento de pesquisas de iniciação científica e tecnológica em uma IFES localizada em Mossoró/RN. Como base teórica, o referencial abortou a temática da sociedade do conhecimento, as capacidades dinâmicas e os modelos e teorias que permeiam a capacidade absortiva, amparando-se no modelo delineado por Zahra e George. Para atender aos objetivos, a pesquisa está amparada no raciocínio indutivo, caracterizada como sendo qualitativa, de natureza aplicada, por meio do estudo de um caso único, junto aos Programas de Iniciação PIBIC e PIBITI no âmbito da Universidade no período de setembro/2022 a agosto/2023. Visando a validação e convergência dos resultados, foi realizada uma triangulação de dados, por meio de questionários, entrevistas e análise documental. Todos os dados coletados foram analisados pelo método de análise de conteúdo. Como resultado da análise, foi possível definir o perfil dos pesquisadores envolvidos nos programas de iniciação da IFES, bem como descrever os processos e as peculiaridades que permeiam o desenvolvimento das pesquisas dentro dos programas. Foi possível auferir a predominância de pesquisas de iniciação científica em comparação às tecnológicas, motivadas, principalmente, pelo número de bolsas ofertadas em cada uma das modalidades, bem como a dominância de pesquisas na área das Ciências Agrárias. Com relação ao desenvolvimento da ACAP nas pesquisas, identificou-se que os pesquisadores exploram diferentes fontes, internas e externas, no momento de adquirir novos conhecimentos. Na etapa de assimilação do conhecimento, as ações são orientadas pelas reuniões com os membros da equipe de projeto e pelo uso de ferramentas de compartilhamento de informações. Já em relação a transformação e conversão do conhecimento, constatou-se a influência das rotinas de socialização e conectividade entre os pesquisadores. A exploração do conhecimento na perspectiva dos pesquisadores foi constatada a partir da incorporação de inovações, marcas e patentes. Por fim, ficou demonstrado que o desenvolvimento da ACAP nos programas de iniciação, possui limitações e potencialidades que precisam ser exploradas pela instituição, a exemplo das redes de contato, recursos financeiros e políticas institucionais. De forma geral, os resultados indicam que o aprimoramento da ACAP pode potencializar o desempenho institucional, gerando melhorias na inovação de processos e serviços, bem como na propagação e difusão de novos conhecimentos. Como contribuições, este estudo inaugura uma discussão teórica e empírica sobre o uso da ACAP no desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas em Instituições Federais de Ensino Superior, estabelecendo identificadores de análise e instrumentos de coletas de dados que ainda não haviam sido contemplados pela literatura, permitindo a replicação do estudo em trabalhos futuros.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 1434542 - ANA LUCIA BRENNER BARRETO MIRANDA - nullPresidente - ***.152.564-** - ANA MARIA MAGALHAES CORREIA - UFPB
Externo à Instituição - THALES BATISTA DE LIMA - UFPB
Notícia cadastrada em: 06/02/2024 06:46
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