Banca de DEFESA: ROBERTO PORFIRIO DE SOUSA OLIVEIRA

DISCENTE : ROBERTO PORFIRIO DE SOUSA OLIVEIRA
DATA : 15/08/2023
LOCAL: Online

PRÁTICAS DE GESTÃO PARA SUSTENTABILIDADE E OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO RIO GRANDE DO NORTE

Práticas de gestão. Sustentabilidade. Universidades. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

A sociedade mundial, por meio do Desenvolvimento Sustentável (DS), busca um desenvolvimento equilibrado, que tenha sustentabilidade em diversas áreas. Busca-se o DS em diversos âmbitos e esferas, na macroeconomia e na microeconomia, a nível global, local, níveis político-institucionais e no mercado privado (DIAS, 2019; BARBIERI, 2016).Um modelo de DS conhecido e disseminado, em especial nas organizações foi o Triple Bottom Line, em que a sustentabilidade é trabalhada em três dimensões: econômica, social e ambiental. Ainda como meio de implantação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Organização das Nações Unidas (ONU) propôs, em 2015, uma Agenda 2030, que tem esses 17 objetivos e 169 metas. Então, surge a seguinte questão norteadora deste trabalho: Como as práticas de gestão para sustentabilidade estão associadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas universidades públicas do Rio Grande do Norte (RN)? O objetivo geral deste trabalho é analisar as práticas de gestão para sustentabilidade, relacionando-as com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), apontadas na documentação gerencial das universidades públicas do Rio Grande do Norte (RN). E como específicos, temos: Caracterizar o perfil das universidades públicas do RN; analisar o compromisso da gestão das Universidades com o DS; identificar os elementos estratégicos que norteiam as práticas de gestão associadas às temáticas socioambientais; identificar as práticas dessa gestão e associá-las com os ODS. Essa pesquisa se qualifica como do qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Esse trabalho se caracteriza como pesquisa documental. Este estudo tem como objeto de estudo as universidades públicas do RN, duas federais e uma estadual. Aqui elas são nomeadas como “Uni A”, “Uni B” e “Uni C”. Os documentos analisados foram os gerenciais mais atualizados e disponíveis em seu site em abril de 2023: Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), que estabelece diretrizes e a estratégia da IES; os Planos de Gestão da Logística Sustentável (PLS), que é um instrumento estratégico voltado para as estratégias socioambientais da organização; e os Relatórios de Gestão (RG). Os dados foram coletados através de um checklist. Como técnica de análise foi feita Análise de Conteúdo. Então, ao conseguir listar essas práticas foi possível correlaciona-las com os ODS. Observando que foram 37 práticas da Uni A, 22 da Uni B e 21 da Uni C, pôde se perceber que os ODS mais relacionados foram: 8, 3 e 16. Eles dizem respeito, respectivamente, as seguintes temáticas: trabalho decente e crescimento econômico; saúde e bem-estar; e, paz, justiça e instituições eficazes. Nota-se que sendo a maior das universidades estudadas, a Uni B foi a que teve a menor quantidade de práticas de gestão para a sustentabilidade identificadas, mesmo tendo em seu planejamento pontos que se relacionem com o Desenvolvimento Sustentável e a Sustentabilidade. Porém, essa quantidade é próxima da outra universidade federal, a Uni C.

Presidente - ***.617.880-** - CLANDIA MAFFINI GOMES - UFSM
Externa à Instituição - Jordana Marques Kneipp