Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO CLÉCIO DE SOUSA HOLANDA

DISCENTE : JOÃO CLÉCIO DE SOUSA HOLANDA
DATA : 01/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/pyb-bewz-kra

SUSTENTABILIDADE NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA ESTADUAL EM MOSSORÓ (RN): ANÁLISE DA INTEGRAÇÃO DAS DIMENSÕES CONTEXTUAL, ORGANIZACIONAL, CURRICULAR E PEDAGÓGICA.

Ensino Superior. Escolas de negócios. Sustentabilidade. Universidade.

Os valores gerados pelo debate da educação para a sustentabilidade são essenciais na formação de qualquer profissional, e em especial do administrador. Com isso, nota-se que as instituições de ensino superior voltadas à administração e negócios, estão caminhando em direção à inclusão da sustentabilidade em seus programas, sendo que algumas já dão demonstrações claras de progresso. Vale ressaltar a existência de estudos que tratam da introdução da temática sustentabilidade no ensino de forma isolada, ou levando em consideração apenas algumas dimensões operacionais, no qual se faz necessário tratá-las de forma integrada, a partir da interconexão entre elas. Assim, como base analítica, esse estudo pretende utilizar o modelo teórico apresentado por Figueiró (2015), tendo como objetivo mapear os elementos que permitem a integração da temática da sustentabilidade no curso de Administração de uma Universidade Pública Estadual situada em Mossoró-RN. Esta pesquisa pode ser classificada como descritiva e exploratória. Quanto à abordagem, é um estudo de natureza qualitativa. Quanto aos meios de investigação, trata-se de um estudo de caso. O objeto de investigação será o curso de bacharelado em Administração de uma Universidade pública estadual do Rio Grande do Norte, tendo como sujeitos de pesquisa um responsável pelo setor socioambiental, coordenador de curso, professores e alunos. A pesquisa será desenvolvida a partir da estrutura analítica que integra as quatro dimensões operacionais da EpS em gestão: contextual, organizacional, curricular e pedagógica. Quanto aos procedimentos de coleta de dados, serão utilizados a pesquisa documental e entrevista. Os dados coletados serão analisados pela técnica de Análise de conteúdo. A partir desse estudo, pretende-se que novas discussões possam emergir em relação à disseminação da temática da sustentabilidade nos cursos de administração e nas Universidades e contribuir para que outras instituições possam desenvolver ações em prol da criação de um futuro sustentável.

Presidente - 1504300 - LILIAN CAPORLINGUA GIESTA CABRAL
Externa à Instituição - PAOLA SCHMITT FIGUEIRÓ - PESQUISADOR