Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSILANIA SILVA DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSILANIA SILVA DE QUEIROZ
DATA : 30/03/2022
LOCAL: on-line

Modelo Multicritério de Avaliação do Desempenho Econômico-Financeiro para Apoiar Decisões de Investimentos no Setor Elétrico

Avaliação de Desempenho Econômico-financeiro. Decisões de Investimentos. Setor de Energia Elétrica. Apoio Multicritério a Decisão. IV-TOPSIS.

A complexidade do mercado financeiro expõe os investidores a confrontos contínuos com problemas relacionados aos seus investimentos, por não conseguirem interpretar corretamente todas as informações disponíveis. Estudar os aspectos econômico-financeiros das organizações tornou-se então relevante, servindo como ferramenta de suporte durante o processo de escolha de uma instituição financeiramente sólida para investir, sendo considerado um dos métodos mais eficazes para analisar a saúde financeira de qualquer organização. Neste contexto, o estudo possui o objetivo de propor um modelo multicritério de avaliação do desempenho econômico-financeiro das empresas do segmento de energia elétrica listadas na Bolsa de Valores Brasileira (B3), por meio da integração de indicadores contábeis para apoiar decisões de investimentos. Para isso, foram definidos 12 critérios preliminares a serem utilizados, divididos em três categorias (liquidez, endividamento e rentabilidade) para avaliação dos indicadores econômico-financeiros de 56 empresas pertencentes ao segmento de energia elétrica que negociam ações na Bolsa de Valores. Para tanto, será utilizado o método Interval-Valued TOPSIS, uma extensão do TOPSIS, que possibilita a análise de valores intervalares e permite a apresentação dos resultados por meio de um ranking. Com isso, pretende-se elaborar um ranking de classificação por segmento, para posteriormente ser elaborado um ranking global, baseado no desempenho econômico-financeiro das empresas estudadas.

Externo à Instituição - FERNANDO SCHRAMM - UFCG
Interno - 2884800 - KLEBER FORMIGA MIRANDA