RADAR DA INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DO GRAU DE INOVAÇÃO ORGANIZACIONAL EM EMPRESAS GRADUADAS
Inovação; Radar da Inovação, Empresas Graduadas
O presente trabalho tem como objetivo analisar o grau de inovação organizacional das empresas graduadas localizadas em incubadoras no Rio Grande do Norte. Os objetivos específicos, são: identificar o perfil das empresas graduadas; identificar as ações de inovação propostas pelas empresas graduadas; aplicar o radar da inovação nas empresas graduadas e analisar as dimensões propostas pelo radar da inovação nas empresas graduadas. A justificativa pela escolha do ambiente de estudo se dá pelo fato de esses ambientes estarem em constante crescimento e desenvolvimento. Este trabalho tem como base teórica o entendimento e à percepção do fator inovação pelas sociedades, conceitos de inovação que apontam sua importância para o âmbito empresarial, uma apresentação das tipologias de inovação, os modelos de mensuração nas empresas, o conceito do radar de inovação e como essa ferramenta pode auxiliar e medir o grau de inovação; por fim, o processo de incubação e a definição de empresas graduadas de base tecnológica, para, assim, facilitar o entendimento do leitor acerca dos temas que fazem parte desta pesquisa. Esta pesquisa é considerada qualitativa, exploratória, descritiva e bibliográfica. Os intrumentos de coleta utilizados foram questionário e entrevista semi-estruturada. Para a análise dos dados do roteiro de entrevista, foi utilizada a análise interpretativa. Foram entrevistados 9 (nove) empreendedores das Empresas Graduadas. Por se tratar de um estudo que envolve seres humanos, a proposta da pesquisa foi submetida no dia 20 de junho de 2021, e aprovada dia 30 de julho de 2021, pelo comitê de ética (CAAE: 47210821.8.0000.5294). Em relação aos resultados, verificou-se que as empresas graduadas são inovadoras ocasionais, com média de 3,49, em decorrência da existência de inovações de grande impacto organizacional nos últimos 3 (três) anos. É interessante mencionar que das 9 (nove) Empresas Graduadas estudadas, 7 (sete) apresentaram médias acima de 3,0, consideradas empresas inovadoras ocasionais, e as outras 2 (duas) empresas graduadas, com médias pouco acima de 2,0, analisadas em pouco ou nada inovadora. Várias ações inovadoras implantadas foram citadas pelos empreendedores, como: inovação nos produtos, marketing digital, melhoria no portfólio comercial, implantação de sistema de acompanhamento de projetos, inovações nos processos, etc. As inovações mais citadas foram mudanças nos produtos e a criação de novas estratégias de marketing. Conclui-se que a pesquisa contribui para a geração do conhecimento teórico e prático. Na perspectiva teórica, foi visto a possibilidade de melhorias nas dimensões do radar, e a sugestão de novas dimensões para o radar da inovação. No cenário prático, as empresas graduadas através do grau de maturidade, tiveram a oportunidade de analisar o estágio atual das suas empresas nas 13 (treze) dimensões estudadas. Além disso, puderam comparar e refletir, sobre suas maiores dificuldades, e transformar em ações para a busca de melhorias. E através das informações levantadas e analisadas, verificou-se que as empresas graduadas do Rio Grande do Norte, em sua maioria, são empresas inovadoras.