POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Phone: Not available

Banca de DEFESA: ANA LUCIA COSTA DE MACEDO

DISCENTE : ANA LUCIA COSTA DE MACEDO
DATA : 30/04/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

A ESCOLA EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO: NARRATIVAS DE CRIANÇAS EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.

Narrativas de crianças; Escola; Ensino Remoto Emergencial (ERE) e Educação Básica.

Esta pesquisa propõe-se a investigar, conhecer e refletir, de maneira conceitual, o que pensam as crianças em processo de alfabetização sobre o ensino remoto, o processo pelo qual passaram até retornar à escola; conhecer os desafios enfrentados pelas mesmas, como também observar as práticas de ensino dos professores, isso a partir das próprias narrativas autobiográficas das crianças. Ferreiro (2004) diz que o desenvolvimento da alfabetização ocorre em um determinado ambiente social. Desse modo, problematiza-se, nesta pesquisa, os desafios do distanciamento social causados em crianças que vivenciaram esse processo durante o aprendizado. Esse contexto faz emergir a seguinte pergunta de pesquisa: O que as crianças em processo de alfabetização contam sobre a escola em tempos de ensino remoto? Almejamos encontrar respostas, pelo menos parciais, para nossa inquietação, conforme as narrativas das próprias crianças, sujeitos desta pesquisa, considerando que a atividade de narrar a sua própria vida é deveras reveladora sobre os processos de aprendizagem vividos por estas durante o período pandêmico. De acordo com a contextualização feita até aqui, essa pesquisa tem como objetivo geral: Investigar as percepções das crianças em processo de alfabetização sobre a escola em tempos de ensino remoto. E como objetivos específicos: a) Identificar o que pensam as crianças sobre a escola e sobre o ensino remoto; b) Conhecer os desafios enfrentados pelas crianças em processo de alfabetização no ensino remoto; c) Refletir sobre práticas de ensino para a alfabetização no ensino remoto. A presente investigação é definida como uma pesquisa qualitativa, que procura compreender os fenômenos que são estudados por meio da interpretação dos próprios indivíduos que participam do cenário de aprendizagem e compreendida a partir dos escritos de Bogdan e Biklen, (1994), com base nos referenciais teóricos estudados antes e, no decorrer da pesquisa, o estudo centra-se nas contribuições teóricas de Saviani (2009); Freire (1989); Ferreiro (2004); Colello (2021) e Costin (2020), entre outros. É uma pesquisa fundamentada nos princípios e métodos (auto) biográficos, ancorando-se em referências como Passegi (2014); Rocha (2012) e Castro e Souza (2008). A construção dos dados aconteceu a partir das contribuições de Jovchelovitch e Bauer (2002). Contribuíram com a pesquisa 14 crianças entre 07 a 10 anos de idade em fase adequada para o Ensino Fundamental (2º e 3º anos). O lócus do estudo foi a Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, uma instituição pública localizada no município de Angicos - RN. Os estudos iniciais desse estudo mostram que, devido ao estado de emergência que vivenciamos causado pelo coronavírus (COVID-19), a escola passou a viver muitos desafios, no início, levando as unidades educacionais a seguirem um novo modelo de ensino, denominado Ensino Remoto Emergencial (ERE), sendo o mesmo algo que foi implantado temporariamente para que as atividades curriculares não precisassem ser interrompidas, como também alguns impactos socioeconômicos nos professores, famílias e, principalmente, em crianças em processo de alfabetização. Assim fez-se necessário problematizar, pensar, entender e distinguir o que vivemos nesse período em relação ao ensino a distância e suas práticas. Com isso, almejamos que este estudo possa contribuir no esclarecimento de pontos tão centrais e urgentes perante o momento que vivenciamos no Brasil. As análises dos dados nós permitiu ver indicadores e categorias a fim de interpretar e refletir sobre os resultados desse estudo.

Externo ao Programa - 1141857 - FERNANDO DA SILVA CORDEIRO - nullExterna à Instituição - MARIA DA CONCEIÇÃO PASSEGGI - UFRN
Interna - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
Presidente - 2259009 - SIMONE MARIA DA ROCHA
Notícia cadastrada em: 26/04/2024 10:50