Banca de DEFESA: ANTÔNIO ALDIFRAN DANTAS DE MEDEIROS

DISCENTE : ANTÔNIO ALDIFRAN DANTAS DE MEDEIROS
DATA : 26/04/2024
LOCAL: sala 23

EFEITO DE ADITIVOS PROBIÓTICOS E PREBIÓTICOS NA SUPLEMENTAÇÃO DA DIETA DE COLÔNIAS DE ABELHAS AFRICANIZADAS (Apis mellifera) NO SEMIÁRIDO

Alimentação apícola. Cria operculada. Longevidade. Promotor de crescimento.

A suplementação alimentar é crucial para a saúde e produtividade das colônias de abelhas Apis mellifera. Durante a entressafra no semiárido, usar prebióticos nas dietas pode compensar a falta de recursos alimentares naturais. Esses prebióticos estimulam o crescimento de bactérias benéficas no intestino das abelhas, melhorando a digestão, absorção de nutrientes e fortalecendo o sistema imunológico. Isso ajuda as colônias a resistirem a doenças e a manterem altos níveis de saúde e produtividade mesmo em condições desafiadoras. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o efeito desses probióticos e prebióticos como aditivos nas dietas e verificar o desempenho e desenvolvimento de colônias de abelhas africanizadas durante o período de entressafra. A pesquisa ocorreu em duas fases: análise em laboratório e análise em campo. No laboratório, aplicamos cinco tratamentos em colônias de abelhas africanizadas para estudar seu efeito na alimentação e longevidade das abelhas, em condições controladas de temperatura e umidade. Esses tratamentos incluíram variações na composição das dietas, como a adição de leite fermentado, levedura de cerveja e promotores de crescimento, além de um grupo controle. Foram realizadas análises bromatológicas para avaliar a composição das dietas, seguidas por testes de longevidade em gaiolas onde as abelhas foram submetidas a diferentes dietas. Na fase de análise em campo, os tratamentos foram aplicados em 28 núcleos de colônias em um apiário experimental com delineamento casualizado. Além dos tratamentos testados em laboratório, introduzimos um novo com promotor de crescimento BeePower®, junto com um grupo controle negativo, para acompanhar o consumo das dietas e o progresso das colônias ao longo do tempo em condições naturais. Isso incluiu observar a área de cria operculada e registrar o consumo semanal das dietas.. Utilizamos métodos estatísticos como ANOVA, teste Tukey, Kaplan-Meier, teste t-Student e teste de correlação de Pearson para analisar a longevidade das abelhas, o consumo das dietas e outros parâmetros importantes. Além disso, a viabilidade econômica das dietas foi avaliada com base nos custos dos ingredientes e nos resultados dos testes em campo e laboratório. Podemos concluir que, entre as cinco dietas testadas em laboratório, a formulação controle, sem aditivos, obteve o maior teor de proteína bruta e os melhores resultados em termos de longevidade das abelhas. Não houve diferença significativa no consumo de dieta entre laboratório e campo, sugerindo que a dieta base é adequada para manter colônias fortes e longevas. Em relação à área de cria operculada, as colônias alimentadas com levedura de cerveja e o promotor de crescimento Equilibrium® obtiveram os melhores resultados, enquanto as colônias do grupo de controle negativo demonstraram uma diminuição significativa na área de cria. Apesar do custo mais elevado do promotor de crescimento Equilibrium®, sua relação custo-benefício é favorável devido aos resultados positivos na área de cria. Por outro lado, o promotor de crescimento BeePower® não se destacou, embora tenha mantido resultados consistentes ao longo das análises. Em termos de viabilidade econômica, a dieta com promotor de crescimento Equilibrium® é a mais cara, enquanto as dietas com adição de levedura de cerveja são as mais viáveis economicamente.

Externo à Instituição - ANDRÉS DELGADO CAÑEDO
Externo à Instituição - DARCET COSTA SOUZA - UFPI
Interno - 1891594 - DORGIVAL MORAIS DE LIMA JUNIOR
Presidente - 2269130 - KATIA PERES GRAMACHO