Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ DE ARIMATÉIA DE FREITAS PINTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ DE ARIMATÉIA DE FREITAS PINTO
DATA : 04/12/2023
HORA: 14:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

Correlações entre os marcadores sanguíneos das funções hepáticas selecionados e a composição do colostro e do leite de matrizes suínas.


PALAVRAS-CHAVES:

porcas, bioquímica sérica, colostro, leite, correlação, função hepática.


PÁGINAS: 22
RESUMO:

Objetivou-se avaliar a correlação entre compostos sanguíneos de função hepática e parâmetros do colostro e leite de matrizes suínas. O experimento foi conduzido com 15 matrizes suínas de linhagens comerciais hiperprolíficas (TN70) entre três e cinco partos. Foram coletadas amostra de sangue logo após o nascimento do primeiro leitão, às 24, 48 e 72h após, por meio de contenção física e punção da veia auricular. Foram analisados os seguintes parâmetros: gama glutamil transferase, glicose, colesterol total, triglicerídeos, creatina quinase, proteína total e suas frações (albumina, globulina e razão entre albumina e globulina). Foram coletadas amostras de colostro, após o nascimento do primeiro leitão, às 24, 48 e 72h após. Foram analisadas as concentrações de proteína bruta, teor de gorduras, lactose, sólidos não gordurosos, sólidos totais e a atividade de gama glutamil transferase em soro lácteo. As análises de correlação foram obtidas através do procedimento PROC CORR do SAS (9.3). Ocorreram correlações entre proteína e lactose no colostro e sólidos não gordurosos e sólidos totais. Houve correlação da fração da albumina e gordura, durante o parto. Houveram correlações entre colesterol, triglicerídeos e a proteína total e globulina do leite. Após o parto ocorreu correlação entre a proteína do leite, a lactose, sólidos não gordurosos e sólidos totais. Ocorreu correlação entre o colesterol e triglicerídeos e a razão albumina/globulina do leite. Ocorreu correlação do perfil enzimático entre a creatina quinase e a gama glutamil transferase após o parto. Houve correlação entre a proteína do leite e a enzima gama glutamil transferase e entre a globulina e os sólidos totais do leite. Diante do exposto conclui-se que durante o parto, não ocorreu correlações entre os marcadores de funções hepáticas com os parâmetros bioquímicos analisados no colostro. Esperava-se encontrar correlação entre os itens citados. Porém durante a lactação, existem correlações entre os marcadores de funções hepáticas com os parâmetros bioquímicos analisados no leite. Ocorrem alterações significativas nas médias dos componentes durante e pós parto, vale salientar os parâmetros bioquímicos sofreram influências.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL
Externa à Instituição - CAMILLA MENDONCA SILVA
Interna - 2626416 - MICHELLY FERNANDES DE MACEDO
Presidente - 3149917 - RENNAN HERCULANO RUFINO MOREIRA
Notícia cadastrada em: 27/11/2023 14:17
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03