Banca de DEFESA: PRISCILA OLIVEIRA COSTA

DISCENTE : PRISCILA OLIVEIRA COSTA
DATA : 07/08/2023
LOCAL: Google meet

ESTABILIDADE DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS EM FUNÇÃO DO TEMPO E CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO EM BOVINOS (Bos taurus) E SUA IMPORTÂNCIA PARA A PRODUÇÃO ANIMAL

Hematologia. Bioquímica sérica. Produção animal. Bovinocultura.

A bovinocultura é um dos segmentos do agronegócio de relevante destaque na economia nacional, sendo o Brasil possuidor do segundo maior rebanho bovino do mundo. Para uma melhor produção e segurança dos produtos de origem animal, faz-se necessário a avaliação do estado de saúde dos animais, através de exames clínicos e hematológicos, pois são importantes ferramentas para auxiliar no diagnóstico de diversas enfermidades. Fatores críticos durante a fase pré-analítica podem comprometer a estabilidade da amostra e interferir nas concentrações dos elementos analisados. A pesquisa objetiva avaliar a estabilidade dos parâmetros hematológicos e bioquímicos em função do tempo e temperatura. O presente estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Bem-Estar Animal da Universidade Federal Rural do Semiárido (CEUA), sob o parecer nº 18/2021. A pesquisa foi conduzida em uma propriedade situada na zona rural do município de Mossoró, e no setor de bovinocultura da UFERSA, Campus Mossoró, sendo utilizados 45 bovinos hígidos, adultos, sem raça definida e Holandesa, machos ou fêmeas. As amostras de sangue total foram colhidas por venopunção jugular ou veia mamária, utilizando tubos Vacutainer® contendo o anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e tubos contendo ativador de coagulação. As amostras de sangue total foram submetidas à análise em analisador hematológico automatizado e hematoscopia, sendo realizadas em cinco momentos: Tempo zero/4h/12h/24h/48h/72 horas após coleta. As amostras foram armazenadas sob refrigeração (2-8 ºC), e para cada um desses tempos de conservação, foram analisadas 10 amostras. As amostras destinadas às provas sorológicas foram centrifugadas por cinco minutos, a 3000 rpm, para retração do coágulo, aliquotadas, distribuídas e acondicionadas em microtubos para conservação em diferentes condições de temperatura e tempos de armazenamento, sendo 15 amostras para cada grupo, em 9 períodos de avaliação para cada temperatura de conservação. Foram mensuradas as concentrações séricas de colesterol total, triglicérides, proteína total e frações, creatinina, ureia e a atividade sérica das enzimas aspartato aminotransferase, gama-glutamil transferase e creatina quinase, nos diferentes momentos, utilizando-se kits comercialmente disponíveis (VIDA) e as leituras realizadas em aparelho analisador bioquímico automático PKL 125. Quanto à análise hematológica, observou-se variação na estabilidade dos eritrócitos, hemoglobina, hematócrito e leucócitos totais ao longo do tempo e temperatura de estocagem, principalmente 24 horas após a coleta. Na hematoscopia, foi possível observar presença de agregados plaquetários e crenação das hemácias ao longo do tempo de armazenamento. Quanto às dosagens séricas, verificou-se estabilidade maior em temperatura de refrigeração e congelamento ao longo do período de análise, para a maioria dos analitos. Sendo assim, faz-se necessário que as análises hematológicas sejam realizadas em até 24 horas após a coleta, acondicionadas em tubo contendo EDTA em quantidade equivalente à quantidade de sangue, e as amostras destinadas às mensurações bioquímicas sejam realizadas em até 36 horas após a coleta, em temperatura ambiente (para GGT, triglicérides, colesterol, ureia e creatinina) ou até 24 horas após a coleta em temperatura ambiente (para AST e CK).

Externa ao Programa - 2453480 - ANA CARLA DIOGENES SUASSUNA BEZERRA - nullExterna à Instituição - FERNANDA ARAUJO DOS SANTOS
Presidente - 2626416 - MICHELLY FERNANDES DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 03/08/2023 17:41