Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAELLY MELICIA DANTAS DOS SANTOS BORGES

DISCENTE : RAFAELLY MELICIA DANTAS DOS SANTOS BORGES
DATA : 05/07/2023
LOCAL: Sala 24 – prédio da PROPPG

ANÁLISES MICROBIOLÓGICAS E ANTIBIOGRAMA EM STAPHYLOCOCCUS AUREUS ISOLADOS EM AMOSTRAS DE QUEIJO TIPO COALHO PRODUZIDOS ARTESANALMENTE NA REGIÃO DO SERIDÓ/RN.

Salmonella, Enterobactérias, Enterotoxinas, Intoxicação Alimentar

O queijo tipo coalho, trata-se de um produto popular no Brasil e é obtido a partir da coagulação do leite. Porém, fatores determinantes como baixa escolaridade dos manipuladores, clandestinidade, ausência do conhecimento das boas práticas, exigências e preferência por parte dos consumidores, levam os produtores a utilizar o leite cru como matéria-prima de seus queijos, o que acaba favorecendo a multiplicação de microrganismos patogênicos como Staphylococcus de Coagulase Positiva, Salmonella e as Enterobacteriaceae. Sendo assim, o principal objetivo deste estudo é detectar a presença de Staphylococcus, Salmonella e Enterobacteriaceae em amostras de queijos artesanais fabricados na região do Seridó/RN e avaliar a resistência antimicrobiana dos Staphylococcus encontrados nestas amostras. O presente estudo foi dividido em duas partes, com espaçamento de tempo de seis meses. A aquisição das amostras deu-se a partir da parceria entre a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e o programa SENAR/RN, cujo este último ficara responsável pela aquisição e envio das amostras até o laboratório de pesquisa LIPOA, assim como a apresentação dos resultados obtidos, aos produtores, assim como respectivas orientações educativas de boas práticas, cabíveis ao programa. As amostras dos queijos foram provindas de 14 queijarias aleatórias, cujas eram acompanhadas pelo programa SENAR/RN. Os resultados das primeiras análises microbiológicas exibiram altas contagens microbianas. Das amostras avaliadas, 93% (N=13) destas, evidenciaram estar com o nível de contaminação por Staphylococcus acima do limite estabelecido pela legislação. Apenas 7% (N=1) das amostras apresentaram estar em quantidades toleráveis para este microrganismo. Já a contagem para Enterobacteriaceae, resultou na contaminação de 100% (N=14) das amostras por este patógeno. Durante a segunda fase deste trabalho, novas unidades de amostras foram recolhidas e enviadas para análises. Em geral, pôde-se perceber uma redução de 50% (N=6), na quantidade de amostras que estavam contaminadas. A contagem para Staphylococcus caiu de 93% (N=13) para 50% (N=6) entre as primeiras e as segundas análises, respectivamente. Da mesma forma aconteceu com a quantidade de Enterobacteriaceae presentes nas amostras, o volume passou de 100% (N=14) para 58,3% (N=7) em número de amostras contaminadas por este microrganismo. No que tange a Salmonella, a mesma permaneceu-se ausente nas amostras, tanto na primeira quanto na segunda análise. Esta contaminação microbiológica de queijos, torna-se trivial e persistente quando não há um bom emprego das boas práticas que seja feita de modo responsável e constante, principalmente no que se refere a utilização restrita do leite pasteurizado. Portanto, os resultados obtidos indicam que os queijos tipo coalho produzidos e vendidos de forma artesanal na região do Seridó/RN enquadram-se como uma ameaça a saúde pública, uma vez que não atenderam aos requisitos microbiológicos básicos exigidos pela legislação. A aplicação de treinamentos que reforcem as boas práticas, o monitoramento periódico dos produtos fabricados, a pasteurização da matéria prima, e o controle da qualidade da água utilizada, são medidas de segurança essenciais e indispensáveis que devem ser seguidas por todos os estabelecimentos que produzem alimentos lácteos, independentemente do seu volume de produção.

Presidente - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Externo à Instituição - JOVILMA MARIA SOARES DE MEDEIROS - FACENE