Banca de QUALIFICAÇÃO: PRISCILA OLIVEIRA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : PRISCILA OLIVEIRA COSTA
DATA : 01/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

ESTABILIDADE DE PARÂMETROS HEMATOLÓGICOS E BIOQUÍMICOS EM FUNÇÃO DO TEMPO E CONDIÇÕES DE CONSERVAÇÃO EM BOVINOS (Bos taurus)


PALAVRAS-CHAVES:

bioquímicas;patologia clínica;estabilidade;hematologia


PÁGINAS: 5
RESUMO:

Para o desenvolvimento do protocolo experimental, serão utilizados 45 bovinos (Bos taurus) hígidos, adultos, das raças Girolando, Gir leiteiro e Holandesa, machos ou fêmeas, criados no estado do Rio Grande do Norte. O estado de saúde dos animais será verificado com base nos resultados do exame clínico detalhado, exames hematológicos e bioquímicos-séricos. Após antissepsia local, as amostras de sangue total serão colhidas, por venopunção jugular, utilizando tubos Vacutainer® contendo o anticoagulante ácido etilenodiaminotetracético (EDTA) e tubos contendo ativador de coagulação. Após as coletas, todas as amostras serão identificadas, refrigeradas e imediatamente remetidas ao Laboratório de Diagnósticos em Patologia Clínica Veterinária da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Laboratório Infinity Labvet, ambos em Mossoró-RN. Nos laboratórios, as amostras de sangue total serão submetidas ao exame hematológico de rotina em analisador hematológico automatizado e aquelas destinadas às provas sorológicas, centrifugadas por cinco minutos, a 3000 rpm, para retração do coágulo. As análises hematológicas serão realizadas em cinco momentos: H1 (até 4 horas após a coleta), H2 (12 horas após a coleta), H3 (24 horas após a coleta), H4 (48 horas após a coleta) e H5 (72 horas após a coleta). Para essas análises, as amostras de sangue total serão armazenadas sob refrigeração (2-8 ºC), e para cada um desses tempos de conservação, serão analisadas 9 amostras. O soro sanguíneo obtido será distribuído e acondicionado em microtubos, para conservação em diferentes condições de temperatura e tempos de armazenamento, como explicitado a seguir: G1 (25°C), G2 (2-8°C), G3 (-4°C), sendo 15 amostras para cada um desses grupos em 8 períodos de avaliação para cada temperatura de conservação: S1 (até 4 horas após a coleta), S2 (24 horas após a coleta), S3 (36 horas após a coleta), S4 (7 dias após a coleta), S5 (15 dias após a coleta), S6 (30 dias após a coleta), S7 (60 dias após a coleta) e S8 (90 dias após a coleta). Serão mensuradas as concentrações séricas de colesterol total, triglicérides, proteína total e frações, creatinina, ureia e a atividade sérica das enzimas aspartato aminotransferase, gamaglutamiltransferase e creatino quinase, nos diferentes momentos, sendo essas análises conduzidas com auxílio de reagentes específicos para cada parâmetro e as leituras realizadas em aparelho analisador bioquímico semiautomático. A análise estatística será conduzida dentro de um delineamento inteiramente casualizado, com parcelas subdivididas para análise de variância, e a comparação das médias pelo teste de Tukey, ao nível de 5% de probabilidade.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - Raquel Reis Martins
Externa à Instituição - FERNANDA ARAUJO DOS SANTOS
Presidente - 2626416 - MICHELLY FERNANDES DE MACEDO
Notícia cadastrada em: 31/01/2023 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01