Banca de QUALIFICAÇÃO: ROBERTO FELIPE ROCHA

DISCENTE : ROBERTO FELIPE ROCHA
DATA : 11/10/2022

Efeito de óleos essenciais no desempenho e morfometria intestinal de frangos de corte - uma revisão sistemática e mata-análise.

broilers, chickens, oil, thymol, performance, blood, morphology.

O objetivo deste trabalho é investigar o efeito de Óleos Essenciais (OE) na suplementação em dietas de frangos de corte e os seus efeitos sobre o desempenho animal e a morfometria intestinal. Foram realizadas pesquisas bibliográficas nas seguintes bases eletrônicas: PubMed, ScienceDirect, e SciELO, utilizando algoritmos e palavras chave de forma estratégica. Após a seleção, através da busca bibliográfica, foram aplicados testes de relevância, com o intuito de definir a inclusão e exclusão dos artigos no estudo. Após a etapa de Teste de Relevância, os artigos selecionados foram tabulados em planilha do Excel com as informações que são pertinentes. Logo, além das informações do artigo (autor, número de animais envolvidos, raça, ambiência, tratamentos, referências nutricionais, consumo de ração e morfometria intestinal) a planilha tem as seguintes tabulações importantes para desempenho: (ganho de peso médio, ganho de peso diário, ganho de peso final, consumo total de ração, conversão alimentar) e para morfometria intestinal do duodeno jejuno e ìleo: (altuta de vilosidade, profundidade de cripta e a razão entre altura de vilosidade e cripta. Os dados serão submetidos ao teste de Shapiro-Wilk ao nível de 5% de probabilidade para verificar a normalidade dos dados. Os dados com distribuição normal foram comparados pelo teste F da análise de variância considerando efeito significativo menor ou igual a 5% de probabilidade e tendência entre 5 a 10%. Os dados que não apresentaram distribuição normal, quando possível, foram normalizados pelo procedimento PROC RANK do pacote estatístico do SAS (9.3) e os dados não normalizados, comparados pelo teste KrusKal-Wallis ao nível de 5% de probabilidade. Os artigos com a maior pontuação alcançada quanto aos critérios de qualidade (16 pontos), foram os estudos de: (HASHEMIPOUR, 2013; DU, 2016; UPADHAYA, 2019; CHOWDHURY, 2018 e MOHEBODINI, 2021), e a menor pontuação alcançada, foi de 11 pontos (PHAM, 2022). Para os parâmetros de desempenho avaliados, apenas o ganho de peso diário (g dia-1) sofreu influência (P 0,05) pela suplementação com OE, exceto para altura de vilosidade no jejuno, onde houve aumento (P < 0,05) de 14,88% (Tabela 1).

Externa à Instituição - ANDRÉIA MASSUQUETTO - PESQUISADOR
Externa ao Programa - 1714925 - MARCELLE SANTANA DE ARAUJO