Banca de DEFESA: VÍTOR LUCAS DE LIMA MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VÍTOR LUCAS DE LIMA MELO
DATA: 27/02/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Sala 21 DA PROPPG
TÍTULO:

Melão in natura como dieta exclusiva para bovinos nelore e holandês destinados ao corte: parâmetros ruminais, bioquímicos e histologia hepática.


PALAVRAS-CHAVES:

Alimentação alternativa, Bovinocultira se corte, Cucumis melo L.


PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Devido à conhecida importância da bovinocultura brasileira, associada a evolução tecnológica e uma maior consciência em relação à responsabilidade social e ambiental, e a sustentabilidade da produção, busca-se cada vez mais alternativas para substituir as fontes de tradicionais energia e proteína na alimentação bovina, sendo estes os ingredientes mais onerosos das dietas dos ruminantes, fomentando uma procura por alimentos alternativos para substituir tais ingredientes tradicionais. Este trabalho será conduzido objetivando avaliar o efeito do uso de melão in natura como dieta exclusiva para de gado de corte e seus efeitos sobre fisiologia ruminal, parâmetros bioquímicos sanguíneos e histologia hepática, de 18 animais bovinos, machos e fêmeas, da raça nelore e holandês com idade média de 25 meses, provenientes do município de baraúnas/RN, onde os animais foram alimentados exclusivamente com melão refugado in natura. O abate foi conduzido sob inspeção municipal, onde foram coletadas amostras de líquido ruminal. O exame do líquido ruminal era realizado imediatamente após a coleta e consistirá das análises macroscópicas tempo de sedimentação e flotação além da mensuração do pH e a prova de redução do azul de metileno. O pH ruminal teve como valor mínimo médio 7,20 e máximo de 7,33 considerado normal segundo a literatura consultada, assim como também a cor e o odor. As provas de sedimentação e flutuação e da atividade redutiva bacteriana em todos os casos foram superiores a 8 minutos o que pode indicar uma indigestão simples, os valores dos metabolitos sanguíneos estavam dentro do range normal para a espécie com exceção da taxa de glicose que apresentaram valores variando de 130,33 a 171,50 mg/dl, muito acima dos valores considerados normais. A histologia hepática demonstrou danos leves ao tecido e acumulo de reservas de glicogênio, sendo estes fatores provavelmente decorrentes da alimentação rica em carboidratos solúveis. A dieta composta exclusivamente de melão apresente-se como alternativa para a nutrição de bovinos destinados ao corte, sendo importante observar a adaptação dos animais a dieta e o tempo ao qual os animais estarão submetidos a esta.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1181653 - JOSE DOMINGUES FONTENELE NETO
Externo à Instituição - MARIA VIVIANNE FREITAS GOMES DE MIRANDA - NENHUMA
Presidente - 2453461 - PATRICIA DE OLIVEIRA LIMA
Notícia cadastrada em: 03/02/2020 10:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01