Banca de DEFESA: PAULA PRISCILLA L DA ESCOSSIA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PAULA PRISCILLA L DA ESCOSSIA
DATA: 20/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: sala dp PPGPA (UAECIA-EAJ)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO LEITEEM DIFERENTES SISTEMAS DE PRODUÇÃO, ANOS ESTAÇÕES CLIMÁTICAS E COMPOSIÇÃO GENÉTICA DO REBANHO.


PALAVRAS-CHAVES:

bovinocultura, controle de mastite, grupos genéticos


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Zootecnia
SUBÁREA: Produção Animal
ESPECIALIDADE: Criação de Animais
RESUMO:

Objetivou-se avaliar a composição e a qualidade higiênica sanitária do leite bovino em diferentes sistemas de produção, anos, estações climáticas e, composição genética em rebanhos no agreste do Rio Grande do Norte. As amostras de leite foram coletadas diretamente dos tanques de expansão de diferentes propriedades, entre janeiro de 2010 e março de 2012 e, posteriormente, encaminhadas ao laboratório para que se procedesse a análise dos componentes do leite. Foram avaliados os teores de proteína, gordura, lactose, caseína, sólidos totais, extrato seco desengordurado e nitrogênio ureico, além da contagem de células somática e contagem bacteriana total. Os dados foram submetidos à análise de variância e teste de comparação de médias (Tukey, 5%), com auxílio do programa estatístico SAS. Os componentes do leite e quantidade de CCS coletados apresentaram-se de acordo com o exigido pela IN 62. Em relação ao sistema de produção, os resultados diferiram, demonstrando que existiu diferença significativa entre o sistema especializado e semi especializado. Para estações do ano, a CCS e CBT se comportaram de forma semelhante, apresentando maiores valores na época chuvosa. A composição genética influenciou diretamente nos resultados, onde o grupo com animais da raça Jersey tiveram resultados com maior valor de gordura e proteína, e as demais variações na composição podendo ser explicada pelo efeito de diluição. Conclui-se que a composição química e a qualidade higiênico sanitária do leite é influenciada pelo sistema de produção utilizado na propriedade, pelo grupamento genético, pelo ano e respectivas estações, e, ainda pelo manejo conduzido dentro de cada propriedade.
 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO HENRIQUE DO NASCIMENTO RANGEL - UFRN
Externo ao Programa - 2359110 - JEAN BERG ALVES DA SILVA
Notícia cadastrada em: 13/08/2015 15:15
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03