Banca de QUALIFICAÇÃO: SMIRNA MARQUES FELINTO DA SILVEIRA FERNANDES

DISCENTE : SMIRNA MARQUES FELINTO DA SILVEIRA FERNANDES
DATA : 08/04/2024
LOCAL: Google Meet (Online) - https://meet.google.com/nsw-czxu-kte

Modelo Multicritério para Avaliação do Risco de Escassez de Água de Municípios do Semiárido Brasileiro.

Apoio Multicritério a Decisão (AMD). Escassez de Água. Business Analytics. Semiárido. Brasil.

A escassez de água é uma problemática complexa que impacta diretamente na vida humana e no desenvolvimento econômico ao redor do mundo. Nesse contexto, a gestão eficiente dos recursos hídricos tornou-se latente afim de erradicar o risco de escassez de água. Sendo a tomada de decisão o elemento central de uma boa gestão, os métodos de Apoio Multicritério a Decisão destacam-se como ferramentas de apoio à decisão por abarcar critérios múltiplos e conflitantes. Aliados à técnicas de Business Analytics para análise de dados, os modelos multicritério fornecem decisões de qualidade elevada baseadas em fatos. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo propor um modelo multicritério para avaliação do risco de escassez de água nos municípios do semiárido brasileiro. A relevância do estudo justifica-se pela criticidade da questão hídrica no semiárido, região que concentra parcela importante da população brasileira, bem como a relativa escassez de trabalhos dentro da temática. Metodologicamente, o estudo propõe uma abordagem multicritério baseada no método R-TOPSIS, utilizando o método SMARTER para definição de pesos. Espera-se que os resultados do presente estudo forneçam informações úteis baseadas em dados para tomada de decisão com o objetivo de erradicar a escassez, bem como permitam um avanço na temática dentro da literatura.

Externo à Instituição - JOSÉ JORGE LIMA DIAS JÚNIOR - UFPB
Externo à Instituição - BRENO BARROS TELLES DO CARMO - UFC