Banca de DEFESA: YASCARA PRYSCILLA DANTAS COSTA

DATA : 22/07/2022
LOCAL: On-line - LINK: https://meet.google.com/jir-ryci-nea

INOVAÇÃO SOCIAL E SUSTENTABILIDADE NO ENSINO PÚBLICO SUPERIOR

Inovação Social. Sustentabilidade. IES Públicas.

O encontro de novos caminhos para a conscientização de práticas mais sustentáveis passou a ser um discurso presente em várias IES na última década, as universidades federais, necessitaram adequar-se aos parâmetros estabelecidos por lei e criar seus próprios mecanismos de gestão sustentável, inserindo em seu planejamento ações que sejam voltadas para esse novo modelo de gestão, e assim, adotar medidas através da inovação social que possam contribuir com a sustentabilidade. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar as práticas de inovação social e sua associação com a sustentabilidade em IES públicas do Rio Grande do Norte, buscando-se especificamente descrever as principais práticas de inovação social nas IES públicas do Rio Grande do Norte, identificar as práticas de sustentabilidade nas IES públicas do Rio Grande do Norte, comparar as principais práticas de inovação social e de sustentabilidade realizadas pelas IES públicas do Rio Grande do Norte estudadas e realizar o mapeamento das diretrizes estratégicas e das ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão direcionadas a inovação social e sustentabilidade. Nesse sentido, com o intuito de responder ao problema de pesquisa, realizou-se uma pesquisa com objetivos exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. No que concerne aos procedimentos técnicos e meios de investigação, foi realizado um estudo múltiplo de casos nas IES públicas do Estado do Rio Grande do Norte, os sujeitos da pesquisa foram compostos por servidores que atuam no cargo estratégico de gestão sendo um diretor e cinco pró reitores. Para a coleta de dados do estudo foram utilizadas múltiplas fontes de evidências como a observação do pesquisador, entrevistas, pesquisas científicas anteriores e dados secundários coletados ao longo do processo da pesquisa. Quanto à técnica de análise de dados, foi análise de conteúdo que foram submetidos à triangulação. Como principais resultados foi possível verificar, a partir das evidências apresentadas, que o pressuposto do estudo – de que as práticas de inovação social estão associadas no desenvolvimento das práticas de sustentabilidade nas instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte – foi atendido. É possível destacar que as instituições de ensino superior públicas do Rio Grande do Norte praticam ações de inovação social, entretanto, muitas vezes a maioria dessas ações não são de conhecimento dos próprios atores que a praticam, a exemplo quando busca-se nos PDIs das universidades, ambas possuem indicativos de práticas de inovação social e sustentabilidade, no entanto, na prática não executam essas ações. Portanto, é importante ressaltar como uma das principais evidências relacionada a dimensão da inovação social para que ela ganhe cada vez mais atenção nas IES, são os aspectos culturais. Outro fator importante que deve ser mencionado é que a sustentabilidade por meio de suas principais dimensões – econômica, ambiental e social – deve perpassar a inovação social de forma transversal, buscando-se o equilíbrio entre estas três dimensões. Há que se destacar que a dimensão social é a mais presente nas relações no que concerne à inovação social e a sustentabilidade, isso deve-se ao papel da universidade frente ao desenvolvimento sustentável.

Externa à Instituição - Jordana Marques Kneipp
Presidente - 568.617.880-15 - CLANDIA MAFFINI GOMES - UFSM