Banca de DEFESA: EDINEIWES LIMA DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDINEIWES LIMA DA ROCHA
DATA : 25/09/2024
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/ziw-aker-dnx
TÍTULO:

RESISTÊNCIA À INOVAÇÃO NO SETOR ADMINISTRATIVO DE UM HOSPITAL PÚBLICO DO RIO GRANDE DO NORTE.


PALAVRAS-CHAVES:

 

inovação; resistência; saúde pública; gestão hospitalar; estratégias.

 


PÁGINAS: 76
RESUMO:

Este estudo investigou a resistência à inovação no setor administrativo de um hospital público do Rio Grande do Norte. Diante da relevância crescente da inovação na prestação de serviços de saúde, a resistência a mudanças pode representar um obstáculo para o aprimoramento dos processos e para a melhoria da qualidade do atendimento. O objetivo geral é analisar os principais fatores que contribuem para a resistência à inovação no setor administrativo de um hospital público no Rio Grande do Norte. Já os objetivos específicos são: identificar os principais fatores que contribuem para a resistência à inovação no setor administrativo de um hospital público no Rio Grande do Norte; avaliar como as especificidades da organização hospitalar no setor público do Rio Grande do Norte afetam o processo de gestão da inovação; identificar as principais causas de resistência à mudança por parte dos servidores do hospital público; e, propor estratégias para minimizar a resistência à inovação no setor administrativo e incentivar uma cultura de abertura a mudanças, tendo como base os resultados obtidos nas entrevistas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três gestores hospitalares e seis servidores do setor administrativo para coleta de dados qualitativos, que foram analisados com o software Atlas TI, para viabilizar as técnicas de análise de conteúdo de Bardin. Os dados foram categorizados em quatro grupos: inovações recentes no setor administrativo; fatores para resistência à inovação; impacto da resistência; sugestão para superar a resistência. Os resultados mostraram resistência significativa à inovação. A falta de familiaridade com novas tecnologias foi um fator importante. Preocupações com a carga de trabalho adicional também foram relatadas. A resistência estava associada a uma percepção negativa das mudanças propostas. A comunicação ineficaz e a falta de envolvimento dos servidores nas decisões contribuíram para a resistência. A falta de planejamento adequado e suporte durante a implementação também foram fatores críticos. O estudo concluiu que um planejamento cuidadoso e uma comunicação eficaz são essenciais para mitigar a resistência à inovação. A inclusão dos servidores nas decisões e o treinamento adequado ajudam a promover uma cultura de inovação. A implementação gradual e o suporte contínuo são recomendados para facilitar a adaptação às novas práticas. Essas recomendações visam melhorar a eficiência administrativa e a qualidade do atendimento no hospital.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.107.654-** - ADRIANA MARTINS DE OLIVEIRA - UERN
Externa à Instituição - ANA MARIA MAGALHAES CORREIA - UFPB
Externa à Instituição - MARIA DE FÁTIMA NÓBREGA BARBOSA - UFCG
Notícia cadastrada em: 23/09/2024 09:02
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