EVASÃO NO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DA EVASÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PÚBLICAS DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE.
Evasão no ensino superior; Ensino público; Perfil evadido quanto a modalidade de ingresso.
A evasão é um fenômeno multifatorial que vem crescendo nos últimos anos e atinge tanto a rede pública de ensino como a rede privada. Diante disso, o objetivo principal desta pesquisa consiste em analisar como se dá o fenômeno da evasão, e sua relação nas mais variadas formas de ingresso – Ampla concorrência, Cotas Socias/Raciais/Pessoas Com Deficiência. Os objetivos específicos constituem-se: analisar dentre as universidades, as que apresentam maior e menor média de alunos evadidos por semestre; identificar quais os grupos foram mais atingidos pela evasão e; identificar as áreas do conhecimento com maior registro de evasão. O tipo de pesquisa é descritivo e quali-quantitativo de natureza aplicada. o Método de estudo é o Multicaso. Constituem a amostra as três universidades públicas localizadas no município de Mossoró/RN: IFRN, UFERSA e UERN. Tem-se como principais resultados: A média de evasão das universidades foi semelhante, o IFRN com média de 18, UFERSA 17, e UERN 13 alunos por período/semestre. O grupo mais atingido pela evasão variou de acordo com a instituição: No IFRN a ampla concorrência foi a modalidade de ingresso mais afetada; Na UFERSA e na UERN, o grupo cotas foi mais afetado. Na UERN, o percentual de evasão foi de 41%, a área do conhecimento mais atingida foi Linguística, Letras e Artes, e o perfil foram alunos do sexo feminino, turno noturno e oriundos de escolas públicas. Os resultados contribuem para conhecer os grupos mais afetados, possibilitando as instituições o desenvolvimento de projetos e políticas que visem a redução do problema.