A ABORDAGEM CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE COMO CONTRIBUINTE
NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E
ADULTOS
ciência-tecnologia-sociedade; sequência didática; educação de jovens e adultos; ensino de matemática.
O movimento Ciência, Tecnologia e Sociedade surgiu nas décadas de 1970 e 1980, criticando a ordem
vigente e a função social do desenvolvimento científico e tecnológico. Esse movimento busca
proporcionar uma visão contextualizada da ciência e tecnologia, promovendo mecanismos
democráticos para a tomada de decisões. No campo educacional, incorporar os conceitos Ciência,
Tecnologia e Sociedade no ensino da matemática permite que os alunos vejam a matemática como
fundamental na geração de tecnologia e interação social, reconhecendo seu papel transformador.
Discutir a inserção desta abordagem no ensino de matemática na Educação de Jovens e Adultos é
essencial, conforme a orientação da Base Nacional Comum Curricular de contextualizar a educação
básica com a realidade dos alunos. Nesta perspectiva, o presente estudo buscou analisar o potencial
pedagógico do uso da educação Ciência-Tecnologia-Sociedade no ensino de matemática no contexto
de jovens e adultos, por meio de uma sequência didática denominada “O uso da porcentagem no
cotidiano dos estudantes”. Este estudo apresenta-se como exploratório e descritivo, com abordagem
qualitativa e quantitativa. Para a análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo abordada por
Bardin (2011). O estudo foi realizado em um Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Alfredo
Simonetti, da rede pública estadual. A pesquisa foi realizada com um professor de matemática e os
alunos matriculados na turma de Educação de Jovens e Adultos na modalidade ensino médio no
segundo semestre de 2024. A pesquisa aconteceu por meio de questionários, aplicação da sequência
didática e roda de conversa direcionados aos alunos, e o professor foi submetido a uma entrevista. Os
questionários para os alunos buscaram conhecer a caracterização dos estudantes e um levantamento
prévio dos conhecimentos sobre o uso da porcentagem em seu cotidiano. A entrevista com o professor
visou coletar informações sobre as características do docente, recursos metodológicos, conhecimentos
e uso da abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade, bem como o da Base Nacional Comum Curricular.
Os dados das perguntas fechadas foram inseridos em uma planilha eletrônica para o cálculo de média,
mediana e desvio padrão, visando à análise da proporção de entendimento sobre os objetos de
investigação. Já os dados das perguntas abertas foram analisados qualitativamente através da análise
de conteúdo. Espera-se que este estudo tenha contribuído para a compreensão do potencial pedagógico
do uso da educação Ciência, Tecnologia e Sociedade no ensino de matemática para jovens e adultos. A
análise dos dados permitiu identificar as percepções dos alunos e do professor sobre a relevância e a
eficácia da sequência didática proposta. Além disso, os resultados podem fornecer subsídios para a
elaboração de estratégias pedagógicas mais alinhadas com a realidade dos estudantes, promovendo
um ensino de matemática mais contextualizado e significativo. A longo prazo, espera-se que a
aplicação dessa abordagem possa fomentar uma educação matemática crítica e transformadora,
capacitando os alunos para uma participação mais ativa e consciente na sociedade.