A relação entre Formação Geral Básica e Itinerários Formativos na escola de ensino médio regular em
Aracati-Ce: Articulação sob a ótica da atuação docente (2022-2024).
Palavras-chave: reforma do ensino médio; atuação docente; formação geral básica; itinerários
formativos.
A formação geral básica e os itinerários formativos, expressos pela reforma do ensino médio, na
Lei13415/2017, são objeto do presente estudo que busca responder à pergunta: Como é feita a
articulação entre a formação geral básica e os itinerários formativos pelos professores na escola de
ensino médio regular em Aracati, Ceará. O estudo traz como hipóteses as dificuldades dos docentes em
ministrar conteúdos adversos a sua formação acadêmica e o impacto da redução da carga horária de
disciplinas consideradas fundamentais, o que pode contribuir para uma neutralização da função da
escola e da função docente. Dessa forma, definimos como objetivo geral: analisar a articulação feita
pelos docentes entre a formação geral básica e os itinerários formativos em uma escola de ensino
médio regular em Aracati. Os objetivos específicos são: identificar as principais reformas ocorridas no
ensino médio a partir da década de 1990; analisar como os professores interpretam os documentos
oficiais recebidos na escola a partir da reforma; e compreender os processos de escolha dos conteúdos
do currículo referentes à formação geral básica e à definição dos itinerários formativos. O ciclo de
Políticas de Ball e colaboradores com a interlocução de Mainardes embasa teoricamente o estudo, com
o propósito de analisar a política de forma descentrada, na busca de compreender a política em seus
diferentes contextos e investigar como os professores atuam sobre essa política e, a partir de suas
interpretações, identificar a produção de novas políticas na prática docente. Teoriza-se sobre currículo
a partir do diálogo com o pensamento de Lopes, Macedo e Dias. Problematiza-se a reforma do ensino
médio a partir dos trabalhos de Santos e Oliveira, Ferreti e Lopes, compreendendo a construção do
currículo de forma descentrada com significação e ressignificações contextuais. O processo de
construção de dados dar-se-á por meio de entrevistas semiestruturadas com professores dessa etapa
de ensino a fim de articular as informações registradas e os resultados com os fundamentos teóricos.