A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PARA A AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE
DE JOVENS NEGROS(AS) DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO
INTEGRAL, NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN
identidades negras; narrativas autobiográficas; jovens; ensino de história.
RESUMO: A presente pesquisa tem o intuito de investigar como jovens negras, no Brasil,
construíram sua identidade racial e, através da sua história de vida e das influências da
educação, se afirmaram nas questões étnico-raciais. O objetivo geral foi compreender o
processo de construção da identidade negra através da história de vida e da educação de
estudantes negras da Escola Estadual Dix Sept Rosado, na cidade de Mossoró/RN. Os objetivos
específicos foram: a) identificar como se deu o processo de construção da identidade negra das
estudantes negras; b) analisar como a autoimagem das pessoas negras é elaborada a partir das
condições e relações sociais e educacionais; c) verificar que mudanças ocorreram na história de
vida dessas pessoas que as levaram a revelar seu pertencimento étnico-racial; e d) analisar como
a afirmação política de pessoas negras se consolidou e contribuiu para ressignificar e fortalecer
a vida da população negra. O trabalho fundamenta-se nas ideias de Hall (2003), sobre
identidade; Munanga (2009), Sousa (1983), Santana (2015) e Reis (2012) – sobre identidades
negras; e Gomes (2008) e Reis (2012) quanto às relações étnico-raciais na educação. A
metodologia da pesquisa incluiu a coleta de narrativas orais de histórias de vida por meio de
entrevistas narrativas. Concluiu-se que a hipótese da escola e da disciplina História serem
fundamentais à afirmação da identidade racial de jovens negras não foi comprovada, uma vez
que outros espaços sociais foram mais citados. Por outro lado, percebeu-se que a escola tem
mudado sua abordagem das questões raciais e contribuído, de modo positivo, para a produção
de identidades raciais afirmativas.