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Banca de DEFESA: MARLISON DIEGO MELO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLISON DIEGO MELO DA SILVA
DATA : 25/07/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

O ENFERMEIRO BACHAREL QUE ATUA COMO PROFESSOR DE ENFERMAGEM NA EDUCAÇÃO SUPERIOR


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino. Educação Superior. Enfermagem. Formação docente.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

Esta pesquisa aborda o tema o enfermeiro bacharel que atua como professor de enfermagem na
educação superior enfermagem e seus processos pedagógicos de ensino. A questão que desperta o
interesse por ela, foram a saber: Como o Enfermeiro-Bacharel que atua como professor de enfermagem
na Educação Superior interpreta seus Processos Pedagógicos de Ensino desde um marco de
significados e sentidos à luz de um enfoque humanista? Uma vez que na sua formação inicial em
enfermagem não se deu com foco para o ensino. Para tanto, temos como objetivo geral compreender
como o enfermeiro-bacharel que atua como professor de enfermagem na Educação Superior interpreta
seus processos pedagógicos desde um marco de significados e sentidos de ensino humanista. E
quanto aos específicos, interpretar os sentidos e significados que o enfermeiro-bacharel professor
atribuí ao processo de ensino e aprendizagem experimentado na educação superior em enfermagem;
caracterizar os principais desafios que o enfermeiro-bacharel tem vivenciado durante sua experiência

como professor na educação superior em enfermagem; e Discutir as interpretações que o enfermeiro-
bacharel realiza sobre o exercício da docência na educação superior em enfermagem desde uma

perspectiva humanista. O referencial teórico que embasa essa investigação trata de diversos temas
considerando vários aspectos, como: desenvolvimento e caracterização da educação superior em
enfermagem no Brasil, do ensino tecnicista ou tradicional que tem permeado o ensino e os processos
pedagógicos do enfermeiro-bacharel professor, e do ensino desde uma perspectiva humanista que
compreende novas relações do enfermeiro-bacharel professor para com o ensinar, com suporte dos
teóricos, entre os autores como: Rizotto (1995), Carlos e Germano (2011), Saviani (2009), Spessoto e
Real (2021), Sacristán e Gomez (2009), Pimenta (1997). Tardif (2014), Libâneo (2015), Rogers (1985) e
Mizukami (2001), Aloni (1999), Mesquita (2012), Franco (2016), Parra (2002), D’Ávila (2022), Anastasiou
e Alves (2015). Também foi desenvolvido o Estado do Conhecimento acerca da formação do enfermeiro
bacharel, no qual destaca a ausência de uma formação pedagógica necessária para se atuar no ensino.
A metodologia desta pesquisa está vinculada à abordagem qualitativa de investigação, caracterizada
pela necessária aproximação intersubjetiva entre os sujeitos do estudo, professor pesquisador e
professores pesquisados. Como sujeitos participantes da pesquisa se contou com apoio de 3
professoras com formação em bacharelado em enfermagem que atuam agora na educação superior
com a responsabilidade de formar os futuros bacharéis em enfermagem. Em relação a técnicas e
recursos usados para obter informação das 3 professoras pesquisadas, foram uma entrevista apoiada
com perguntas, a modo de guia de entrevista, sobre sua atuação para ensinar na educação superior e de
um questionário com perguntas fechadas e abertas para obter informações sobre suas trajetórias
profissionais. A análise das informações captadas ocorreu a partir da abordagem hermenêutica
(Quintana; Hermida, 2019), através das qual se gerou 5 categorias: As Enfermeiras Bacharéis
Participantes da Pesquisa que Atuam na Educação Superior em Enfermagem; Construção da identidade
docente do professor da educação superior em enfermagem: condições e qualidades; Processos de
Ensino e Aprendizagem Experimentado na Educação Superior em Enfermagem; Desafios na Experiência
do Professor da Educação Superior em Enfermagem; O Exercício da Docência na Educação Superior em
Enfermagem Desde uma Perspectiva Humanista. Desse modo, se destaca que o exercício que acontece
na educação superior em enfermagem é permeado pela ausência de formação pedagógica inicial e
continuada, mas que ao mesmo tempo também reverberam traços e características de ensino
humanista nas professoras colaboradoras desta pesquisa, bem como a necessidade de aprendizagens
sobre os processos de ensino e aprendizagem mais atuais. A pesquisa ainda provoca novas
inquietações em torno da formação pedagógica do enfermeiro para a docência e na assistência em
saúde, haja vista a sua importância percebida para o trabalho assistencialista do enfermeiro.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1083055 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA - UERN
Presidente - 3141860 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL
Notícia cadastrada em: 04/07/2024 17:17
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