O ENSINO DE TEATRO MUSICAL: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA PARA O ESPAÇO
ESCOLAR
Teatro Musical; Inovação Pedagógica; Interdisciplinaridade; protagonismo e Educação Musical.
O Teatro Musical é um gênero artístico que, desde o século XIX, vem crescendo no contexto
brasileiro enquanto prática artística apreciada nos palcos. Entretanto nas últimas duas
décadas pesquisadores como Santa Rosa (2006;2012), Freitas (2013;2015), Machado (2017) e outros
brasileiros vêm mostrando que tal prática também pode ser pedagógica e que transforma o ensino-
aprendizagem onde é inserida, também promove reais mudanças nos alunos e alunas que participam,
em aspectos sociais, emocionais, artísticos e diversos outros. Este escrito acadêmico reconhecendo
esse desenvolvimento do Teatro Musical nos espaços de ensino, tomou com questão principal da
pesquisa a seguinte pergunta: como o Teatro Musical pode contribuir com a inovação pedagógica no
ambiente escolar? Para desenvolvermos o conhecimento e obtermos repostas a pergunta, delineamos o
seguinte objetivo: compreender como a prática do Teatro Musical pode provocar a inovação pedagógica
no IFRN – campus Mossoró. No decorrer deste trabalho conceituaremos a Inovação Pedagógica e em
seguida apresentaremos o Teatro Musical enquanto objeto para esta pesquisa, compreendendo desde o
seu surgimento, bem como as diferenças entre os contextos profissionais e pedagógicos que possa ser
desenvolvido. A metodologia empregada nesta pesquisa é a pesquisa-ação, a qual realizou uma
investigação em campo, de forma participante no grupo de Teatro Andaluz do Instituto do Federal do
Rio Grande do Norte. Logo para coletar dados foram usados os instrumentos: diário de campo,
gravações de vídeo e áudio durante todo o processo, questionários e entrevistas. Também em virtude da
metodologia, sempre se fez presente o planejamento-ação-reflexão, característica comum na pesquisa-
ação que ocorre de forma cíclica a cada encontro com o campo empírico.