O POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DA AUTONOMIA EM LIVRO DIDÁTICO DE ESPANHOL.
Pedagogia da autonomia. Livro didático. Escola pública. Aprendizagem de espanhol.
O presente trabalho objetiva perceber o Potencial de Desenvolvimento da Competência da Autonomia (PDCA) em livro didático de espanhol. Fundamenta-se na pedagogia da autonomia entendendo esta como basilar no processo de aprendizagem do estudante, discutindo a relevância da promoção da autonomia também para o ensino de língua estrangeira, para tanto, dialogamos com Freire (2002) e Diaz (2012). Por meio de uma análise exploratória sobre as categorias de análise propostas por Lima e Vieira (2020), produto de análise gerado através de um estudo aplicado em livros didáticos de inglês utilizados na escola pública secundária em Portugal, replica-se o estudo voltado ao livro didático de espanhol observando se há atividades com PDCA nos 3 livros didáticos da coleção Cercanía Joven (2016) elegidos como corpus da pesquisa, estes destinados à escola pública de ensino médio brasileira. Pretende-se realizar a análise da coleção e fazer o levantamento do quantitativo das atividades presentes nas unidades contrastando este quantitativo com o percentual de atividades com PDCA. Ao longo dos livros são propostas várias atividades práticas que exploram a gramática, o léxico e as competências da fala, audição, escrita e leitura. Descreve-se subjetivamente àquelas que levam o aluno a uma autorreflexão sobre si, sua cultura e de seus pares, como também das reflexões sobre seu próprio processo de aprendizagem dentro das temáticas abordadas nas unidades propondo um reconhecimento do seu eu, permitindo uma participação autêntica e autônoma no diálogo com o livro didático.