POSENSINO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO - CARAÚBAS Phone: Not available

Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANGELA DE MEDEIROS PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ROSANGELA DE MEDEIROS PEREIRA
DATA : 10/02/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

MATEMÁTICA É DIFÍCIL, “MINHA GENTE”: CAUSAS E ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DAS
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM PELA ÓTICA DISCENTE


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Matemática. Dificuldades na aprendizagem. Educação Matemática Crítica. Cultura Escolar.
Ensino Médio.


PÁGINAS: 127
RESUMO:

Conhecer a realidade dos estudantes em relação à matemática é o ponto chave desta imersão, que tem
como objetivo analisar a perspectiva de estudantes do Ensino Médio sobre as causas que
desencadearam as dificuldades de aprendizagem na disciplina matemática, bem como as estratégias
adotadas para o enfrentamento dessas dificuldades ao longo da vida escolar. Para viabilizar esse
objetivo, a pesquisa perseguiu os seguintes objetivos específicos: entender as relações entre a
aprendizagem matemática de estudantes do ensino médio com seus contextos sociais e a cultura
escolar; identificar a percepção dos estudantes sobre as possíveis causas que geram dificuldades de
aprendizagem na disciplina de matemática; e compreender as estratégias adotadas pelos estudantes
no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem matemática. Trata-se de uma investigação
qualitativa que adota a História Oral, com suporte da Sociopoética, como metodologia de pesquisa. A
abordagem está fundamentada nas perspectivas teórico-metodológicas desenvolvidas pelo grupo de
pesquisa 'História Oral e Educação Matemática' (GHOEM), bem como na de Jacques Gauthier. O ponto
central deste estudo foi a instalação do Grupo-Pesquisador, cuja premissa é a produção coletiva do
conhecimento. Para isso, acionamos as vivências relacionadas à aprendizagem matemática de cada
membro do Grupo-Pesquisador. As narrativas produzidas durante as oficinas desempenharam um papel
fundamental, oferecendo uma janela para as experiências dos participantes. Elas permitiram uma
compreensão mais rica e contextualizada das causas que acarretam dificuldades na Matemática, bem
como das estratégias que eles desenvolveram ao longo de sua trajetória escolar, contribuindo
diretamente para o alcance dos objetivos específicos da pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA EDNÉIA MARTIS SALANDIM
Externo à Instituição - MANASSES PEREIRA NÓBREGA
Presidente - ***.412.754-** - MARCELO BEZERRA DE MORAIS - UERN
Notícia cadastrada em: 05/02/2025 14:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa03.ufersa.edu.br.sigaa03