A ORALIDADE NA BNCC DO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE SOBRE AS HABILIDADES E AS PRÁTICAS DOCENTES PARA O ENSINO DA LÍNGUA ORAL.
Oralidade. Gêneros orais. Práticas docentes de ensino. BNCC
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a oralidade é ensinada nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Médio, considerando as práticas de ensino dos docentes e a relação destas práticas com as habilidades elencadas pela BNCC. Desse modo, nossa fundamentação teórica baseia-se nas discussões sobre a oralidade, ensino da oralidade por meio dos gêneros orais e oralidade a partir da perspectiva multimodal. Para isso, dialogamos, principalmente, com os alguns autores como: Dolz e Schneuwly (2004), Travaglia (2017), Magalhães (2008), Bakhtin (2011), Marcuschi e Dionisio (2003), Mondada (2018), Rojo (2012), entre outros. No que diz respeito a metodologia, nossa pesquisa é de natureza qualitativa ( MINAYO, 2001) e exploratória ( GIL, 2008). Nosso corpus é constituído por respostas de professores de língua portuguesa do EM, que foram coletadas por meio de um questionário online, além das habilidades da BNCC do EM que contemplam gêneros orais e elementos da oralidade. Nossa pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, por meio da Plataforma Brasil, com o Certificado de Apresentação para Apreciação Ética (CAAE) sob o nº 34027520.3.0000.5294 e aprovada pelo parecer nº 4.253.872, em 02 de setembro de 2020.