ENSINO DE SOCIOLOGIA E IMAGINAÇÃO SOCIOLÓGICA NA ESCOLA
ensino de sociologia; imaginação sociológica; temas transversais.
Este texto é uma dissertação que busca responder o questionamento sobre qual o lugar da Sociologia nos documentos curriculares e entender como os temas transversais podem contribuir no desenvolvimento do conhecimento e na imaginação sociológica no Ensino de Sociologia na escola. Trata-se de perceber a história da Sociologia enquanto ciência e enquanto disciplina no Ensino Médio para poder compreender o seu lugar enquanto um campo de estudo. Em busca de um texto de uma Sociologia do Ensino de Sociologia, por meio da pesquisa documental, este texto apresenta resultado da investigação do Ensino de Sociologia nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) e as propostas das orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCEM). Após perceber como princípios da Sociologia enquanto disciplina obrigatória no Ensino Médio, a desnaturalização e o estranhamento, buscamos compreender os Temas Transversais (Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo) como possibilidades didáticas de interligar teorias e conceitos das Ciências Sociais no Ensino de Sociologia desenvolvendo a imaginação sociológica. Essa imaginação, compreendida aqui, como um elemento de qualidade.