O FAZER DOCENTE E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO
COVID-19: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE UM NÚCLEO DE
EDUCAÇÃO RURAL DE MOSSORÓ-RN
TDICs - Práticas Educativas- Ensino Remoto- Narrativas
A presente pesquisa tem como objeto de estudo as práticas educativas dos professores de
um Núcleo de Educação Rural do município de Mossoró/ RN, durante a pandemia causada
pelo novo coronavírus, cientificamente, SARS-coV-2, a qual resultou no fechamento das
escolas por um tempo indeterminado. Nesse sentido, emergiu a seguinte problemática:
como ocorreu a atuação dos docentes na articulação com as tecnologias no contexto da
pandemia do Covid-19? Diante do exposto, as participantes na pesquisa são nove
professoras de duas escolas do campo que constitui o NMRNC. O objetivo geral é
compreender as práticas educativas no contexto do ensino remoto online, de um Núcleo de
Educação Rural de Mossoró-RN. A pesquisa é de abordagem qualitativa, inclui a revisão de
literatura e dados construídos a partir do diálogo com os sujeitos pesquisados em roda de
conversa. Para a análise desses dados construídos será utilizada a técnica da análise de
temática. Para o arcabouço teórico nos fundamentamos em Freire (2011), Larrosa (2019),
Moran (2009) e Kenski (2012).