Banca de QUALIFICAÇÃO: ISABELA GOES DOS SANTOS SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ISABELA GOES DOS SANTOS SOARES
DATA: 28/02/2019
HORA: 14:00
LOCAL: BLOCO DA PÓS GRADUAÇÃO
TÍTULO:

USO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS EM ESPAÇOS ESCOLARES PARA CRIANÇAS: uma análise bibliométrica


PALAVRAS-CHAVES:

CRIANÇA. TECNOLOGIA. APRENDIZAGEM.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Saúde Coletiva
SUBÁREA: Saúde Pública
RESUMO:

A escola, como uma instituição social, deve introduzir as novas tecnologias para promover ensino e pesquisa, possibilitando ao aprendiz conhecimento holístico sobre diversos objetos de aprendizagem. Apesar relevância das tecnologias educacionais no ambiente escolar infantil, ainda existe uma lacuna na perspectiva de abordar as ferramentas tecnologcias baseadas em evidências cientificas. Assim, este estudo visa conhecer a produção e tendências das pesquisas sobre uso de ferramentas tecnológicas no contexto escolar para crianças, a fim de averiguar quais as possibilidades que essas trazem no desenvolvimento cognitivo desses indivíduos. Trata-se de uma revisão sistemática com análise bibliométrica, de natureza quali-quantitativa a ser desenvolvida a partir de fontes secundárias e terciárias  disponíveis em bases virtuais no período de fevereiro a maio de 2019. Os dados estatísticos oriundos dos estudos bibliométricos mensuram a contribuição do conhecimento científico derivado das publicações em determinadas áreas. A temática de interesse foi motivada pela busca da contribuição do conhecimento científico o uso das ferramentas tecnológicas em espaços escolares, bem como experiências no trabalho em saúde voltada para tecnologias educacionais infantis. Deste modo, a pergunta norteadora deste estudo é: Quais e como são usadas as ferramentas tecnológicas em espaços escolares para crianças? A coleta será realizada duas etapas: 1. Revisão sistemática e Analise bibliométrica. As indexações rastreadas pelos Descritores em Ciências da Saúde(DeCS), na opção “busca avançada”, combinados pelo operador boleano AND e serão utilizados no campo de busca TOPIC (título, palavras-chave e resumos) e serão em três estratégias de busca: (1)  (tw:(children)) (tw:(education)) (tw:( technology)); (2)  (tw:(children))  (tw:(education))  (tw:(technology))  (tw:(learning))  (tw:(impact));(3)  (tw:(CHILDREN))  (tw:(education))  (tw:(technology))  (tw:(cognitive)). Incialmente será elaborado o fluxograma da análise dos resultados conforme proposto pelo guidelinePRISMA. Os dados qualitativos referentes a caracterização, qualidade metodológica e enfoques abordados serão apresentados por meio de quadros. A seguir, os dados serão tabulados no programa Excel for Windows® 2010, a seguir as análises estatísticas foram realizadas no programa Statistical Package for the Social Sciences® (SPSS), versão 13.0. Os dados referentes aos indicadores bibliométricos serão analisados por meio de análise estatística descritiva e expressos como distribuições de frequência conforme preconizado pelos pressupostos da bibliometria. Não será necessária submissão do projeto do presente estudo a Comitê de Ética em Pesquisa, posto que serão utilizadas fontes bibliográficas públicas  e disponíveis em de domínio público e acesso livre.   

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548691 - REMERSON RUSSEL MARTINS
Notícia cadastrada em: 26/02/2019 13:48
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