Banca de DEFESA: FRANCISCO CAIO CÉSAR URBANO MUNIZ

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO CAIO CÉSAR URBANO MUNIZ
DATA : 11/11/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala 24 da PROPPG.
TÍTULO:

DIÁLOGOS ENTRE O JORNALISMO E A POESIA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO JORNAL O MOSSOROENSE NA DINAMIZAÇÃO DO CAMPO POÉTICO EM MOSSORÓ.


PALAVRAS-CHAVES:

Jornalismo, Poesia, Campo social.


PÁGINAS: 69
RESUMO:

Esta pesquisa de caráter qualitativo, teve como objetivos a compreensão das influências do jornal O Mossoroense, marco inicial da imprensa de Mossoró na divulgação da poética local, dinamizada no período compreendido entre os anos de 1995 a 2015, com a criação do Caderno cultural Universo, além de elencar autores que tiveram a sua produção publicada a partir destes suplementos e as “redes sociais” criadas, principalmente com a criação da POEMA – Poetas e Prosadores de Mossoró e seus múltiplos projetos. A partir da questão de pesquisa: como o campo jornalístico, por intermédio do jornal o mossoroense dinamizou o campo da poesia em Mossoró e fez emergir movimentos de valorização da arte poética local? a produção seguiu os passos da pesquisa documental, qualitativa e de campo, sendo o seu corpus definido a partir do acervo do jornal, atualmente sob a guarda e posse do Museu Municipal Lauro da Escóssia, além de edições fac-similes dos primeiros exemplares e entrevistas estruturadas com editores e autores/colaboradores do suplemento. Fizemos ainda uma abordagem sobre os aspectos de campos (jornalísticos e poéticos) sob a ótica do sociólogo francês Pierre Bourdieu e sua ideia de capitais subjetivos refletindo o jornalismo como sendo um campo de pouca independência e que sofre injunções de outras esferas, assim como exerce influência sobre os outros campos da produção cultural. As interrelações entre estes dois fazeres de escrita, também foram abordados em outros autores, como BAHIA (1990), RIGO e HOHLFELDT (2002) e HANKS (2008). Como resultados, detectamos que sim, o jornal exerceu realmente uma significativa influência na dinamização do campo poético mossoroense, constatação reafirmada, principalmente por intermédio das entrevistas realizadas com autores e ex-editores do jornal que completa em outubro de 2024, 152 anos de existência, mesmo atualmente com uma abordagem online discreta e voltada somente ao noticiário do cotidiano. Ainda, que a migração para o formato online, diferentemente do impresso, não surte o mesmo efeito “agregador” da antiga plataforma. Esperamos assim, que esta pesquisa jogue novos olhares sobre estes campos de atuação; que possa ser ampliada por outros pesquisadores, jogando luz sobre questões não avistadas; que deixe também registrado a importância destes mecanismos sociais mossoroenses (jornalismo, literatura, poesia) para novos atores, em tempos de mudanças de plataformas e formatos de fazeres, para não perder de vista a necessidade e a possibilidade de mantê-las próximas e colaborativas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - IANDRA FERNANDES CALDAS - UERN
Presidente - 3825899 - FRANCISCO SOUTO DE SOUSA JUNIOR
Interna - 3331865 - MARIA DE FATIMA DE LIMA DAS CHAGAS
Notícia cadastrada em: 06/11/2024 08:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01