UM PERCURSO COMENTADO PARA COMPREENDER AS RELAÇÕES ENTRE AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA E MOBILIDADES REDUZIDAS E O AMBIENTE SENSÍVEL NA UNIVERSIDADE
Percurso comentado. Acessibilidade. Pessoas com deficiência. Ambiente sensível. Universidade.
O presente trabalho trata a respeito das relações que são criadas entre as pessoas com
deficiência e mobilidades reduzidas e o ambiente sensível na universidade, a partir de um
percurso realizado de forma guiada, com o objetivo principal de investigar o comportamento
dessas pessoas, por meio de suas percepções individuais, observar como o corpo deficiente
responde aos estímulos durante a experiência, e como, por exemplo, uma pessoa cega percebe
os espaços, tendo em vista que o processo de inclusão é um desafio constante em nossa
sociedade e pelo restrito número de pessoas com deficiências e mobilidades reduzidas
conseguirem um acesso literal de convivência aos espaços acadêmicos. A pesquisa é realizada
pelo método formulado pelo sociólogo Jean-Paul Thibaud e busca retratar toda a experiência
do público participante em relação ao ambiente sensível, buscando resultados focados no
intuito de um acesso legítimo, digno e livre de barreiras físicas e de paradigmas que foram
definidos através do tempo e que oprimem tanto estas pessoas.