Banca de QUALIFICAÇÃO: MARILIA DE LIMA PINHEIRO GADELHA MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARILIA DE LIMA PINHEIRO GADELHA MELO
DATA: 31/07/2019
HORA: 08:15
LOCAL: Sala 21 da PROPPG
TÍTULO:

CONCEPÇÃO DE FERRAMENTA DIGITAL DE PARTICIPAÇÃO POPULAR E
CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA


PALAVRAS-CHAVES:

controle social digital; accountability; cidadania inteligente; aplicativo.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A partir da premissa democrática de que o poder emana do povo e observando a atual sociedade da informação que virtualiza as relações sócio-políticas e de poder há crescente busca de uma cidadania mais ativa para conquista e manutenção de direitos. É o que se percebeu desde os movimentos de cunho internacional como Occupy Wall Street- OWS, Primavera Árabe, os Indignados da Espanha e no Brasil as jornadas de junho em 2013, que a articulação dos movimentos de rua partiram da internet e mídias sociais denotando uma crise de legitimação no âmbito democrático, a busca por maior democracia e participação do povo nas decisões do Estado. Na conjuntura da Web 2.0 se permitiu a inclusão participativa das pessoas por meio de mídias sociais digitais nas quais há forte interatividade e busca cada vez maior por transparência e respostas sobre ações dos gestores das políticas públicas, o controle social. No Brasil, após a Constituição Federal de 1988 e das Leis de Responsabilidade Fiscal e Acesso à Informação ampliou-se a instauração do Governo Aberto, que obriga maior transparência e accountability, permitindo aos cidadãos conhecer informações importantes e começar a construir uma cultura de colaboração e engajamento por meio digital na tomada de decisões quanto a políticas públicas, em especial no âmbito das cidades. Entretanto, apesar de ampliação por norma cogentes da transparência percebe-se ainda fortes problemas comunicativos entre o que o cidadão quer e pleiteia e o que o gestor público efetivamente realiza e a literatura coaduna a esta percepção. Assim como há normas cogentes que obrigam a transparência há de forma inversamente proporcional uma desatenção intencional dos gestores a permitir a accountability de forma livre e sem interditos. Por esta razão é necessário inaugurar tecnologia que tenha o condão de ligar o cidadão a informações fidedignas e canal de comunicação isento para que se permita o engajamento e colaboração na gestão pública entre cidadão-governo, governo-cidadão e cidadão-cidadão. Desta feita, com utilização do método Design Science Research se conceberá aplicativo digital para viabilizar o engajamento do cidadão no contexto de sua cidade, buscando cativar o cidadão a se tornar o cidadão inteligente (consciente e engajado) através da cidadania inteligente (Smart Citizenship), no contexto das cidades inteligentes no prisma de cidade que se tornam cada dia mais interligadas e conectadas pela internet, observando as Tecnologia de Informação e Comunicação -TIC’s como motor para crescimento sustentável para melhor qualidade de vida e com gestão criteriosa dos recursos naturais, econômicos e sociais pela governança participativa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1855470 - BRUNO DE SOUSA MONTEIRO
Interno - 1548691 - REMERSON RUSSEL MARTINS
Externo ao Programa - 1197504 - ULISSES LEVY SILVERIO DOS REIS
Notícia cadastrada em: 23/07/2019 10:54
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