O SENTIDO DO (SER) DOCENTE COM A TECNOLOGIA DIGITAL PELO OLHAR DA FENOMENOLOGIA-EXISTENCIAL: UM ESTUDO SOBRE AS PRÁTICAS DE PROFESSORES NUMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR
Docência. Interdisciplinaridade. Tecnologia digital. Fenomenologia-existencial.
Nesta dissertação buscamos compreender como acontece a relação da prática docente com a tecnologia digital, no desvelamento de sentidos advindos de experiências vivenciadas por docentes no contexto institucional escolar. Os participantes desta pesquisa são docentes da rede de Educação Básica que, na condição de pós-graduandos, participaram de um curso lato senso em Educação Interdisciplinar. O trabalho segue uma abordagem qualitativa, cuja metodologia adotada tem como enfoque a fenomenologia-existencialista do filósofo Martin Heidegger, onde buscamos compreender, interpretar e analisar as manifestações de sentido que foram sendo desveladas no campo desse estudo, sobretudo, acerca do envolvimento entre o (ser) docente, interdisciplinaridade e tecnologias digitais. Para compor a rede teórica, também dialogamos com outros autores que, em seus escritos, trazem uma perspectiva fenomenológica sobre o assunto proposto. Destacamos aqui os estudos de Paulo Freire, cujas ideias compreendem a dialogicidade como a essência de uma educação libertadora e humanística. Por se tratar de uma pesquisa fenomenológica, adotamos um percurso metodológico flexível, apresentando, pois, a não linearidade que esta expõe no campo. Desse modo, utilizamos como estratégias metodológicas a roda de conversa, realizada em três encontros com os docentes participantes. Em seguida, realizamos a transcrição e transcriação dos diálogos gravados durante a roda de conversa. Realizamos as análises dessas narrativas, buscando inicialmente descrever as experiências autonarradas pelos docentes sobre suas práticas com tecnologias digitais, com vistas a perceber o sentido essencial da interação professor/tecnologia. No segundo momento, a partir de uma análise interpretativa, objetivamos compreender a essência das experiências existenciais advindas destas práticas. Como resultados, constatamos que as práticas dos docentes com tecnologias digitais relevam experiências que transcendem do currículo prescrito do curso de especialização, indicando também a transdisciplinaridade, uma vez que relevam em suas narrativas, experiências em contextos que não se limitam apenas ao âmbito institucional escolar. Ao tratarem sobre práticas educativas com tecnologias, os mesmos percebem tanto a relevância que estas têm no processo de aprendizagem dos seus alunos, quanto no desvelamento de possibilidades que resultam em manifestações do cuidado com outro, em emoções, medo e contentamento. Além disso, foi possível constatar que a relação dos docentes com a tecnologia digital sucede de experiências vivenciadas ao longo de suas vidas, cujo contato com os artefatos tecnológicos se revelam significativos. Assim, apontam a importância dos cursos de formação para o uso das tecnologias digitais, mas, acreditam que o sentido dessa utilização advém de experiências que sucedem a partir da iniciativa e criatividade do docente, e independe de seus currículos. Nessa perspectiva, a partir de uma abordagem eminentemente fenomenológica-existencial, este trabalho nos permitiu refletir sobre o que é, e como é (ser) um docente interdisciplinar com tecnologias digitais, isto é, para além do contexto institucional escolar, para além do ser docente, mas do ser um educador, que não considera as tecnologias digitais como meros objetos técnicos, e sim, como dotada de uma essência, conforme nos permite pensar a fenomenologia hedeggeriana. Destarte, configuramos a compreensão do sentido do (ser) docente em sua existência-essência-desvelamento.