ABORDAGEM AUSUBELIANA PARA O ENSINO DE ELETRICIDADE, USANDO A VERSÃO PARA CARTAS DO JOGO EM BUSCA DO PRÊMIO NOBEL.
Jogo de cartas; Eletricidade; Ausubel; Concepções alternativas.
Nesta dissertação relata-se a adaptação e o uso da versão para cartas do jogo digital Em
busca do Prêmio Nobel. Embora o jogo possa ser adaptado a diferentes referenciais pedagógicos, optamos por utilizar a teoria de aprendizagem significativa de Ausubel. Para
essa abordagem, foi usado um texto complementar ao livro didático da escola, com organizadores prévios alinhados ao tema estudado. A validação do produto foi realizada por
meio de um questionário de reação de acordo com o modelo Kirkpatrick. Nesta versão de
cartas mantivemos a estrutura básica da versão digital, com as mesmas questões e regras
semelhantes para o progresso no jogo. A principal diferença é que essa versão é jogada
entre dois competidores ou duas equipes, promovendo uma dinâmica mais interativa e
competitiva. A intervenção didática foi implementada em uma turma do noturno da Escola
de Ensino Médio Tempo Integral Professor Antônio Martins Filho (EEMTI-PAMF).
Como geralmente ocorre em turmas do noturno, essa turma é constituída de alunos na
faixa etária que vai dos 17 aos 56 anos, com diferentes dificuldades para as atividades
escolares usuais. Apesar disso, os resultados obtidos indicam que o material desenvolvido
tem potencial para contribuir significativamente para a melhoria da aprendizagem, reforçando a eficácia da combinação entre tecnologia, ludicidade e teorias pedagógicas consolidadas.