PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HYAGO RIBEIRO TORRES FELIX

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HYAGO RIBEIRO TORRES FELIX
DATA : 11/12/2024
HORA: 09:00
LOCAL: https://meet.google.com/enq-kgoc-khk
TÍTULO:

FÍSICA, MÚSICA E ARDUINO: PROMOVENDO APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE ACÚSTICA


PALAVRAS-CHAVES:

 

Arduino, Acustica, Ausubel

PÁGINAS: 73
RESUMO:

Esta dissertação de mestrado apresenta como produto educacional uma sequência didática sobre o ensino de acústica fundamentada nos princípios da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, e para prática experimental a construção de um tecladinho usando Arduino. Esta proposta foi aplicada numa escola pública no município de Beberibe/CE, numa turma de 3° ano do ensino médio. Os resultados obtidos foram analisados através do algoritmo de análise multidimensional ALSCAL/INDSCAL disponível no Statistical Package for the Social Science (SPSS). A abordagem tem como objetivo facilitar a compreensão de conceitos de acústica por meio de intervenção teórica com auxílio de texto Ausubeliano, e de intervenção experimental através de ferramentas tecnológicas, utilizando a placa Arduino como recurso pedagógico central. A integração do Arduino permite a realização de experimentos interativos que ilustram fenômenos acústicos, como a propagação de ondas sonoras e suas características físicas, promovendo um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente. A metodologia proposta aos alunos explora o potencial do Arduino para tornar os conceitos de acústica mais acessíveis e intuitivos aos estudantes, através da construção de um piano digital capaz de emitir notas bem definidas. Aliada a aplicação da sequência didática utilizamos testes de associação de conceitos acústicos a fim de criarmos um mapa que se aproxime do que seria a estrutura cognitiva dos alunos, como propôs Ausubel em seus trabalhos. O estudo também discute os resultados obtidos com a implementação da sequência didática, destacando o impacto positivo na motivação dos alunos e na eficácia do aprendizado. A análise dos dados indica que o uso de ferramentas tecnológicas como o Arduino, aliado a uma metodologia baseada em aprendizagem significativa, promove uma mudança na estrutura cognitiva dos alunos com relação aos conceitos de física acústica. Assim, esta proposta didática se mostra como uma alternativa para o ensino de ciências, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades analíticas e críticas dos estudantes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CICLAMIO LEITE BARRETO
Interno - 1866964 - GEOVANI FERREIRA BARBOSA
Presidente - 1550250 - JUSCIANE DA COSTA E SILVA
Notícia cadastrada em: 02/12/2024 15:38
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2025 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01