USO DO ESPORTE COMO FERRAMENTA PARA CONTEXTUALIZAR O ENSINO DE FÍSICA.
Interdisciplinaridade. Prática esportiva. Atividades dinâmicas.
Há muito tempo tem-se discutido o ensino de física e a necessidade de uma
abordagem contextualizada do conteúdo, que leve em consideração as experiências
vividas pelos alunos, de modo a despertar um maior interesse do aluno pela física.
No entanto, notamos que no Brasil o ensino da Física é marcado pela transmissão de
conteúdo, visto que muitos professores se apoiam em aulas expositivas com ênfase
excessiva em cálculos, deixando de lado as noções científicas básicas que permitam
os discentes compreenderem fenômenos do cotidiano. Neste sentido, os esportes
podem criar uma vinculação, antes dissociada desta ciência, com o lado aplicado e
contextualizado, criando algo motivador e inserido nas experiências vividas pelos
discentes. Para isso, foi montada uma sequência didática usando os esportes mais
populares do Brasil, com o objetivo de fornecer um material suplementar que possa
ser utilizado por professores e alunos que desejem ampliarem seus conhecimentos
aplicados. Há vários conceitos físicos imprescindíveis no entendimento dos
fenômenos envolvidos em uma competição esportiva, ou, até mesmo, uma ação
mecânica executada pelo indivíduo que pratica o esporte. Nesta sequência didática o
conteúdo e as avaliações já são aplicados de forma contextualizadas, ou seja, toda
as definições, conceitos e questionamentos são apresentados dentro da temática
esportista. Tal sequência foi desenvolvida no formato de disciplina eletiva, ofertada no
primeiro semestre de 2022, na Escola Estadual Gilney de Sousa, São Miguel/RN, para
alunos remanescentes de quatro turmas do 1º ano do Ensino Médio, do turno
matutino. Verificamos que envolver os alunos na tarefa de entender os conceitos
científicos envolvidos em uma competição esportiva, dar significado aos conceitos
físicos estudados e consequentemente torna o ensino mais atrativo para os discentes.
Além disso, as atividades dinâmicas contribuem de maneira significativa no
desempenho cognitivo do aluno.