PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: JONARC PAULA DE OLIVEIRA

DISCENTE: JONARC PAULA DE OLIVEIRA
DATA: 30/12/2021

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE INDUÇÃO ELETROMAGNÉTICA NA EJA COM USO DE UM KIT EXPERIMENTAL

Ensino experimental, Indução Eletromagnética, Jovens e adultos, Ensino de Física.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O trabalho a seguir descreve uma proposta de ensino experimental para a educação de jovens e adultos (EJA) por meio de uma serie didática subsidiada por um kit experimental desenvolvido para o uso em sala de aula. A proposta desse trabalho parte do fato, já bem conhecido na educação regional onde foi aplicada a pesquisa e o produto em questão, da existência de uma defasagem bem maior na aprendizagem nos conteúdos de física para essa modalidade e da quase inexistência de práticas experimentais no currículo didático ofertados aos estudantes da EJA na rede de pública de ensino básico do Estado (Ceará). Nesse sentido, apresentamos uma breve perspectiva sobre os processos históricos e educacionais que permeiam o surgimento e o reconhecimento dessa modalidade diante do ensino básico. Em seguida, trazemos a fundamentação teórica deste trabalho baseada na pedagogia sociointeracionista de Vygotsky e caracterizada por uma metodologia que privilegie a participação ativa dos estudantes, a discussão problematizada, trabalhos práticos em grupos e a elaboração e resolução de problemas relativos aos fenômenos observados. O leitor terá, também, um excelente resumo acerca do surgimento e elaboração dos conceitos científicos referentes ao eletromagnetismo que se interligam desde os primeiros relatos de Tales de Mileto (640-550 a.C.) às concepções mais clássicas e atuais da Indução Eletromagnética. Compõe esse trabalho, também, todos os detalhes da produção do material experimental, suas medidas e como obtê-los para uma possível replicação deste material por outros profissionais. Descrevemos um relato da aplicação da sequência didática com práticas experimentais para alunos do ensino médio matriculados na modalidade da EJA. E, por fim, expomos as considerações finais acerca dos resultados obtidos e das perspectivas futuras para este produto.

Interno - 1750267 - GUSTAVO DE OLIVEIRA GURGEL REBOUCAS
Presidente - 947.227.223-15 - MARCELO NUNES COELHO - UFC