PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCA DANIELE COSTA DE LIMA BESERRA

DISCENTE: FRANCISCA DANIELE COSTA DE LIMA BESERRA
DATA: 05/08/2020
LOCAL: Via Google Meet

UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA: UMA PROPOSTA NO ESTUDO DE GRÁFICOS EM CINEMÁTICA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

UEPS; aprendizagem significativa; ensino de física; representações gráficas.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

Diante do modelo de ensino tradicional predominante nas escolas nos dias atuais, os professores se encontram despreparados em inovar na abordagem dos conteúdos de física e acabam por optar pela maneira clássica de ensinar, que pouco atrai os alunos. Na intenção de colaborar com o desenvolvimento de novas estratégias didáticas que promovam a melhoria do ensino de Física, este trabalho realizado no âmbito do Mestrado Nacional Profissional no Ensino de Física traz a proposta de elaborar, aplicar e avaliar as potencialidades de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) idealizada por Moreira, fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. O conteúdo escolhido para ser trabalhado foi as representações gráficas das funções horárias do Movimento Retilíneo Uniforme e do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, por acreditarmos ser um tópico tratado com pouca relevância principalmente no nível de ensino fundamental. A intervenção pedagógica de aplicação da sequência foi realizada em seis encontros entre os meses de março e maio de 2019 em uma turma do 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública de ensino do município de Russas, Ceará. O primeiro passo na implementação da UEPS foi o levantamento dos conhecimentos prévios através de um questionário inicial, para que em seguida os alunos fossem apresentados ao conteúdo por meio de situações-problema e atividades colaborativas e individuais. Entre essas atividades propostas estavam: a exibição de um vídeo, a realização de um jogo de tabuleiro e uma prática experimental, todos previamente organizados de acordo com a sequência de aplicação da UEPS e buscando sempre a diferenciação progressiva e a reconciliação integradora. De natureza qualitativa, essa pesquisa possibilita a coleta de resultados centrada na observação realizada no decorrer da intervenção pedagógica. Durante e após a aplicação dessa sequência foram encontradas evidências de aprendizagem significativa, pois as atividades possibilitaram aos alunos, superar as dificuldades tanto na elaboração como na interpretação dos gráficos das funções horárias, muito disso devido a proposta de se resgatar os conhecimentos prévios e modificar a ancoragem de novos conhecimentos. A avaliação por parte dos alunos foi muito positiva, o que nos incentiva a fazer aplicações futuras abordando outros conteúdos.

Externo à Instituição - FRANCISCO DE ASSIS SOUSA - IFRN
Presidente - 1566547 - FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE