PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: FRANCISCO LEVI PEREIRA BRAGA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FRANCISCO LEVI PEREIRA BRAGA
DATA: 26/01/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do CECEN
TÍTULO:

AVENTURAS EM QUANTÓPOLIS: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE LIVRO PARADIDÁTICO PARA ABORDAGEM CONCEITUAL DO MODELO PADRÃO DE FÍSICA DE PARTÍCULAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Modelo Padrão, Física de Partículas, Livro paradidático.


PÁGINAS: 111
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física
RESUMO:

O último século foi de extremo desenvolvimento para a ciência. As descobertas de
novas partículas jamais imaginadas sacudiram o sentimento de conforto sobre os
conhecimentos do mundo subatômico, mostrando que ainda existe muito a ser estudado. Uma
vez professor de Física no Ensino Médio, começamos a vislumbrar como tratar tais novidades
dentro de um currículo que trabalha de modo mais enfático os fenômenos que ocorrem a
baixas velocidades e grandes dimensões. Nesta perspectiva, foi elaborado um livro
paradidático que conta a história de um estudante que durante uma aula se vê curioso com a
existência de um mundo microscópico e que durante um sonho tem a oportunidade de
conhecer as mais diversas partículas constituintes da matéria que o cerca, assim como suas
interações, aprendendo conceitos físicos da mecânica quântica, sem ater-se ao seu rigor
matemático. A fim de verificar a aplicabilidade e aceitação do material, o mesmo foi utilizado
junto a turmas do 3° Ano do ensino médio da Escola de Ensino Médio e Tempo Integral José
de Borba Vasconcelos no município de Maracanaú-Ceará. Dentre as ações para aplicação do
produto, além da sua leitura, podemos citar em especial a montagem de peças teatrais, as
quais proporcionaram momentos lúdicos de grande envolvimento dentre estudantes.
Verificou-se com a iniciativa que o rendimento das turmas que tiveram acesso ao material
teve uma melhora significativa em comparação ao rendimento dos que tiveram acesso ao
método tradicional de aplicação dos conteúdos, evidenciando que práticas inovadoras de
ensino, tanto no que tange novos materiais como novas condutas pedagógicas, visando uma
participação efetiva na construção do saber, podem contribuir com um maior sucesso no
processo de ensino-aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANDERSON MAGNO CHAVES CUNHA - UFC
Interno - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
Presidente - 1802859 - LUCIANA ANGELICA DA SILVA NUNES
Interno - 1817186 - TACIANO AMARAL SORRENTINO
Notícia cadastrada em: 15/01/2018 10:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação - (84) 3317-8210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sig-prd-sigaa01.ufersa.edu.br.sigaa01