ENSINO DO EFEITO FOTOELÉTRICO COM AUXÍLIO DE UM ELETROSCÓPIO DE FOLHAS DE CUSTO E MATERIAL ACESSÍVEL.
Carga elétrica. Efeito fotoelétrico. Eletroscópio de folhas.
Neste trabalho é discutindo o Efeito Fotoelétrico dentro do contexto do ensino e da aprendizagem de Física em turmas do Ensino Médio. Para isso, tomamos o auxílio de um material de apoio instrucional construído com materiais de fácil acesso e reaproveitáveis. Com esse propósito, apresentamos uma sequência de descrições sobre o conteúdo de Física que embasa o estudo temático, que abrange desde a carga elétrica, passando pela evolução do eletroscópio até a construção e aplicação de um dispositivo experimental elaborado com materiais recicláveis e custo acessível. Para fundamentar esse estudo, consideramos a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, pois acreditamos que essa teoria se adequa ao modelo proposto nesta pesquisa. Como resultados, destacamos elementos facilitadores no ensino de física identificados durante o desenvolvimento e a aplicação do material didático instrucional proposto nesta dissertação.