SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O MOVIMENTO ONDULATÓRIO COM FOCO NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS
Sequência didática. Ondas. Atividades experimentais. Ensino médio.
Nesta dissertação, realizada no polo 9 (nove) do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, apresentamos uma proposta de sequência didática sobre o movimento ondulatório na qual privilegiamos o uso das atividades experimentais como recurso facilitador de aprendizagens potencialmente significativas. Ela foi concebida com o objetivo de trazer para sala de aula situações de aprendizagem, de fácil realização pelos alunos sob a orientação do professor. Na concepção da proposta levamos em consideração as abordagens da aprendizagem significativa, de Ausubel, e a teoria sociointeracionista, de Vygotsky e colaboradores, o que implicou, do ponto de vista metodológico, tomar como ponto de partida no planejamento e implementação das atividades o contexto sócio cultural dos alunos e seus conhecimentos prévios. A sequência didática, constituída de 6 encontros com duas aulas de 50 minutos cada, foi aplicada na modalidade de ensino remoto em três turmas do ensino médio da escola de ensino médio em tempo integral Cláudio Martins, localizada em Fortaleza, Ceará. Os resultados da avaliação, realizada com base na apresentação das atividades experimentais por parte dos estudantes e na aplicação de um questionário com os conteúdos sobre movimento ondulatório contemplados na sequência didática, indicam que os objetivos da proposta de intervenção, a despeito desta ter sido viabilizada por meio de aulas síncronas, foram satisfatoriamente alcançados.