PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: AGENILDO ALVES DE VASCONCELOS

DISCENTE: AGENILDO ALVES DE VASCONCELOS
DATA: 18/02/2020
LOCAL: Auditório do CCEN

INTERVENÇÃO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DO MOVIMENTO ORBITAL.

Aprendizagem Significativa. Subsunsor. Software Aplicado ao Ensino.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

No contexto científico regional não poderia abdicar da oportunidade de explorar elementos teóricos pautados nos conhecimentos de grandes pensadores da arte da Astronomia que tanto fascina estudantes e os amantes da mesma. A astronomia, desde a antiguidade, deslumbra atenção por ser um tema que levanta curiosidades. Observar o céu sempre foi algo esplêndido em diversas culturas, que através de suas observações eram capazes de descrever uma ampla quantidade de fenômenos e eventos astronômicos. O estudo do universo e do movimento dos corpos celestes ajudou no desenvolvimento científico e crescimento intelectual de várias nações. Contudo, o ensino de Cosmologia e Astrofísica nas escolas brasileiras merece um olhar criterioso na abordagem desse tema, no qual, torna sua proposta didática nas instituições de nível fundamental e médio ainda um grande desafio. A Astronomia é uma das áreas de maior fascínio porque desperta a curiosidade entre os alunos. O universo é uma vasta imensidão, em seu espaço-tempo e matéria, governado por leis da física, cuja origem permanece um mistério para os cientistas. O universo se revela diante dos nossos olhos com beleza magistral, com enigmas intrigantes e sofisticados conhecimentos. Descobrir a dinâmica das relações desse espaço é uma tarefa complexa e intrigante que nos desafia a ir muito além de nós mesmos, da nossa lógica, das fronteiras do nosso planeta, do conhecido e do observável. O estudo teórico de ensino estará respaldado na aprendizagem significativa de David Ausubel (2003) e Moreira (2014) com a aprendizagem significativa crítica, entre outros, que agregaram valor teórico aos conceitos de Física e Astronomia. O tipo de pesquisa utilizado no referido trabalho foi à pesquisa qualitativa. A utilização desse tipo de pesquisa permite ao pesquisador ir de encontro com o objeto pesquisado. Sua escolha foi pensada porque seria mais fácil descobrir, tendo contato direto com os alunos e por meio da colaboração do professor titular, os conhecimentos prévios que os mesmos tinham com relação à disciplina de Física. A pesquisa ocorreu na Escola de Ensino Profissionalizante Guilherme Teles Gouveia, INEP 23236655, localizada na cidade de Granja, na CE 85, Km 324, Sítio Iperuy, voltada para cursos técnicos agrícolas e agropecuários, a cerca de 330 km de Fortaleza e aproximadamente 100 km de Sobral – CE. O roteiro da instrumentalização da pesquisa consistiu na entrevista descritiva. A intervenção sintetiza-se em uma sequência didática, constituída por cinco oficinas com 50 minuto de duração cada. Os resultados apontam que a maioria dos alunos tem conceitos fragmentados e fragilizados em relação aos conceitos de Astronomia e Física e isso ficou evidenciado nas entrevistas. Com relação à observação das posturas dos alunos, isso permitiu visualizar características do seu grau de autonomia em relação aos assuntos tratados, haja vista os conceitos discutidos no tópico análise das entrevistas, sendo possível observar algumas características de alunos mais reflexivos.

Externo ao Programa - 1714269 - ERLANIA LIMA DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1692519 - FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA