PPGEF PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO EM FÍSICA PROGRAMAS DE PÓS-GRADUACAO - DCME Téléphone/Extension: Indisponible

Banca de DEFESA: JOÃO PAULO SOARES

DISCENTE: JOÃO PAULO SOARES
DATA: 19/02/2020
LOCAL: Auditório do CCEN

ELABORAÇÃO DE UMA COMPONENTE CURRICULAR ELETIVA NAS ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL (EEMTIs) DO CEARÁ COM FOCO NA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA (OBA)

Ensino de física; educação científica; astronomia.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Física

O presente trabalho tem como foco elaborar uma Componente Curricular de Astronomia e Astronáutica como Atividade Eletiva para ser utilizada em Escolas em Tempo Integral de Ensino Médio do Estado do Ceará com o objetivo de prepararem os alunos para a Olimpíada Brasileira de Astronomia. Sobre os aspectos teóricos foram utilizados a aprendizagem significativa e sequência didática para a elaboração do material de apoio utilizados durante as aulas. Os objetos de conhecimento foram retirados do edital do concurso organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB). A criação do material de apoio faz um apanhado geral da Astronomia desde a idade antiga até a renascença apontando os filósofos que se destacaram e contribuíram para o avanço da Ciência bem como suas teorias, Leis e aplicações matemáticas. Paralelo ao estudo de Astronomia acrescentou-se os objetos específicos de Astronáutica com ênfase na olimpíada. Os procedimentos metodológicos tiveram como base a avaliação do nível de proficiência e a taxa de reprovação dos alunos juntamente com a nota obtida pelos alunos na prova da OBA. Os resultados apresentaram indícios de aprendizagem no ensino de Astronomia e Astronáutica a partir dos indicadores avaliados. Além de preparar o aluno para a olimpíada, o material oferece um leque de conhecimento voltado a Educação Científica, motivando e incentivando os alunos a pesquisa científica.

Interno - 1566547 - FRANCISCO EDCARLOS ALVES LEITE
Interno - 1550250 - JUSCIANE DA COSTA E SILVA